sexta-feira, 16 de maio de 2008

DESCOBRE A VIDA


Minha introdução ao livro “CIÊNCIA A BRINCAR 9 – DESCOBRE A VIDA”, de Sofia Jorge Araújo, Sónia Martins e Ana Godinho, que sairá em breve na Bizâncio:

A vida parece um fenómeno misterioso, mas a ciência conseguiu decifrar grande parte do mistério. Hoje sabemos que todos os seres vivos, sejam plantas ou animais, têm nas suas células, uma molécula muito fina e comprida que se chama ADN. Este volume da colecção “Ciência a Brincar” abre as portas, de uma maneira divertida, à ciência da vida ou biologia. As crianças a partir dos cinco anos poderão descobrir a vida, dos organismos mais pequenos e mais simples até aos mais complicados, entre os quais o mais complicado de todos que é o ser humano, realizando o conjunto de experiências que as biólogas Sofia Araújo, a Sónia Martins e a Ana Godinho propõem. Elas sabem o que é a vida e sabem transmitir bem o seu saber.

Essas experiências permitem responder a questões como: “Os micróbios comem?”, “As plantas mexem-se?”, “As minhocas têm nariz?” e “Consegue-se ver o ADN?”. Para chegar às respostas é preciso, respectivamente, observar uma banana a apodrecer, ver como cresce uma planta com o vaso inclinado, dar a cheirar verniz das unhas a uma minhoca e extrair o ADN do morango. Não, não é “morangos sem açúcar”, é morangos sem ADN! Os mais curiosos poderão também tirar o ADN aos espinafres e às ervilhas. O povo diz que “é de pequenino é que se torce o pepino”: com a ajuda deste livro os pequeninos até poderão torcer os pepinos para lhe tirar o ADN...

Os projectos “Ciência a Brincar”, começados em Portugal, já são internacionais. As experiências deste livro foram realizadas em escolas primárias do Porto e de Edimburgo, na Escócia. E as experiências funcionaram tão bem no Porto como em Edimburgo. A vida é a mesma em todo o lado. E a descoberta da vida é igualmente excitante em todo o lado. Quem não acredite faça o favor de experimentar!

Sem comentários:

Do século das crianças ao século de instrumentalização das crianças

Muito em virtude do Movimento da Educação Nova, iniciado formalmente em finais de 1890 e, em especial, do trabalho de Ellen Key, o século XX...