sexta-feira, 16 de maio de 2008

DESCOBRE A VIDA


Minha introdução ao livro “CIÊNCIA A BRINCAR 9 – DESCOBRE A VIDA”, de Sofia Jorge Araújo, Sónia Martins e Ana Godinho, que sairá em breve na Bizâncio:

A vida parece um fenómeno misterioso, mas a ciência conseguiu decifrar grande parte do mistério. Hoje sabemos que todos os seres vivos, sejam plantas ou animais, têm nas suas células, uma molécula muito fina e comprida que se chama ADN. Este volume da colecção “Ciência a Brincar” abre as portas, de uma maneira divertida, à ciência da vida ou biologia. As crianças a partir dos cinco anos poderão descobrir a vida, dos organismos mais pequenos e mais simples até aos mais complicados, entre os quais o mais complicado de todos que é o ser humano, realizando o conjunto de experiências que as biólogas Sofia Araújo, a Sónia Martins e a Ana Godinho propõem. Elas sabem o que é a vida e sabem transmitir bem o seu saber.

Essas experiências permitem responder a questões como: “Os micróbios comem?”, “As plantas mexem-se?”, “As minhocas têm nariz?” e “Consegue-se ver o ADN?”. Para chegar às respostas é preciso, respectivamente, observar uma banana a apodrecer, ver como cresce uma planta com o vaso inclinado, dar a cheirar verniz das unhas a uma minhoca e extrair o ADN do morango. Não, não é “morangos sem açúcar”, é morangos sem ADN! Os mais curiosos poderão também tirar o ADN aos espinafres e às ervilhas. O povo diz que “é de pequenino é que se torce o pepino”: com a ajuda deste livro os pequeninos até poderão torcer os pepinos para lhe tirar o ADN...

Os projectos “Ciência a Brincar”, começados em Portugal, já são internacionais. As experiências deste livro foram realizadas em escolas primárias do Porto e de Edimburgo, na Escócia. E as experiências funcionaram tão bem no Porto como em Edimburgo. A vida é a mesma em todo o lado. E a descoberta da vida é igualmente excitante em todo o lado. Quem não acredite faça o favor de experimentar!

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...