sexta-feira, 16 de maio de 2008

Acordo Ortográfico aprovado no parlamento

O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS o Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico. Notícia aqui. (Obrigado, Rita.)

7 comentários:

Anónimo disse...

Vendidos.

joão boaventura disse...

Esqueceram o acordo com os galegos que também querem o português.

Vi há dias na net esta referência lapidar "Português da Europa".

Portanto vamos confrontarmo-nos, no futuro, com

A - Português da Europa

B - Português da América do Sul

C - Português da África,subdividida em:
versão sãotomense
versão caboverdeana
versão angolana
versão moçambicana

D - Português da Ásia, subdividida em:
versão macaense
versão timorense

Afinal "as línguas portugueses são as minhas pátrias".

joão boaventura disse...

Seria ainda oportuno saber o que faz o Instituto Internacional da Língua Portuguesa nesta matéria e qual o resultado do Simpósio Internacional sobre Interpenetração da Língua e Cultura de/em Língua Portuguesa na CPLP, realizada recentemente, de 24 a 28 de Março.

Graça disse...

E o que faz o Instituto Camões?

Anónimo disse...

Ontem de noite na SIC Notícias ouvi um senhor (peço desculpa por não me lembrar do nome),que pelos vistos esteve envolvido neste Acordo, a apresentar os argumentos de em eventos internacionais haver a variante luso-africana e a brasileira era prejudicial.

Infelizmente a SIC Notícias levou apenas este comentador e mais nenhum que no momento pudesse refutar este (e outros argumentos). Ora pergunto-me eu com todas as diferenças a nível vocabular existentes entre o PT-PT e o PT-BR, se este suposto problema (nunca ouvi os Britânicos e os Estado-Unidenses a queixarem-se, tendo eles exactamente o mesmo "problema") vai ficar resolvido?

Será que ainda nos vão a nós obrigar a dizer "pingolim" em vez de "matraquilho" e aos nossos irmãos brasileiros "autocarro" em vez de "omnibus"?


Por outro lado não sei qual o medo que esta gente tem da diversidade cultural expressa pela Língua. Este acordo é que é um travão na evolução natural da ortografia da Língua Portuguesa.



[ironia]Já agora, porque é que a grafia "baca" e "voi" também não foi sancionada por este Acordo? Há regiões em que a troca dos B pelos V é comum e se pelos vistos querem aproximar mais a ortografia da Língua falada...[/ironia]

Graça disse...

"Os países saídos de guerras terríveis necessitam de importar livros (que não produzem), não tem sentido nenhum manter duas ortografias oficiais, não é bom para ninguém" , disse alguém noutro blog.

É aí que está o cerne da questão! Entrar no mercado editorial dos PALOP é o que eles anseiam!!! Mais: ainda antes da independência de Timor, já os brasileiros andavam a farejar o mercado de lá e até obtiveram a garantia de que os Timorenses adoptariam o português do Brasil (segundo um linguista brasileiro, cujo texto guardo ciosamente...).

Cá por mim, vou aprender mirandês e passar a publicar nele (é a segunda língua portuguesa...)...

joão boaventura disse...

Ainda a propósito deste tema propõe-se a leitura da revista electrónica
Acoalfaplp e a
e da Universia

No comentário de 16 do corrente, das 16:17, esqueci a versão guineense.

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...