domingo, 18 de maio de 2008

PARABÉNS


Quero dar publicamente os parabéns ao Paulo Gama Mota, da equipa deste blogue, pelo prémio europeu atribuído ontem ao Museu da Ciência que ele dirige em Coimbra (não lhos posso dar pessoalmente porque ele está em Dublin a receber o prémio). Este reconhecimento é uma espécie de "estrelas Michelin" dos museus europeus, pelo que, se não estava já, aquele novo Museu fica agora nos roteiros internacionais da cultura e da ciência.

Dou também os parabéns ao arquitecto João Mendes Ribeiro, um dos autores do projecto de recuperação do edifício do Museu, que recebeu recentemente o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA) para artes plásticas e arquitectura. O júri escreveu: "É de destacar a sua intervenção na reabilitação do Laboratório Chimico em Coimbra, exemplar na capacidade de recuperar e mostrar o edifício antigo e os seus vários tempos, não deixando de adequá-lo a um actual museu de Ciência".

O museu que está aberto ao público é só a prefiguração do futuro grande Museu da Ciência, que vai ocupar o edifício do Colégio de Jesus, o colégio de jesuítas mais antigo do mundo (ligado à Sé Nova). Espero bem que estes prémios ajudem a concretizar esse projecto, reunindo os apoios necessários, nomeadamente do governo.

2 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Não há como não ficar satisfeito, e é bom que nos habituemos... porque mais duas décadas do que temos e do que estamos - será todo o País a receber a distinção de museu da Europa!

Anónimo disse...

Óptimo seria ver também assegurado um futuro risonho ao esquecido Museu Nacional da Ciência e da Técnica...
E ao cadavérico Teatro Sousa Bastos, e... enfim por aí além!

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...