sábado, 10 de maio de 2008

"Sábados no Museu" vão continuar até Junho


Reproduz-se uma notícia do Público on-line sobre a actividade do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra dirigida aos mais novos:

"Sábados no Museu" vão continuar até Junho
*Coimbra: ateliês do Museu da Ciência já receberam 620 crianças*
2008-05-08 15:48:00 Nicolau Ferreira

O projecto 'Sábados no Museu' já conta com 620 participantes desde Novembro de 2007. Todos os sábados, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra tem ateliês diferentes sobre temas de ciência que são abordados de uma forma lúdica. A aposta tem sido um sucesso e vai continuar até ao final de Junho.

'Queremos que as crianças venham brincar mas também queremos que aprendam assuntos sobre ciência', explica ao PÚBLICO Paulo Gama Mota, biólogo e director do Museu. O projecto é direccionado às famílias e têm vindo crianças de Coimbra e de fora da cidade.

'Normalmente são pessoas que estão preocupadas que os filhos visitem espaços museológicos e que estejam em contacto com a ciência', diz o director, que adianta que muitos dos participantes são filhos de imigrantes vindos dos países de leste.

Os ateliês respondem a perguntas como 'Sabiam que existe um vampiro vegetariano?' ou 'Como é que a lua consegue tapar o sol?'. Os conteúdos são desenvolvidos pela equipa científica do museu, com o apoio de professores da Universidade, especialistas em cada assunto.

A vertente pedagógica fica a cargo do museu que tem a informação adaptada consoante a idade das turmas. Os ateliês estão pensados para crianças entre os cinco e os doze anos. A experiência já é grande, 'estamos a pensar em utilizar o museu para dar formação a quem quer desempenhar estas actividades', adianta Paulo Mota.

A escolha das temáticas está de acordo com iniciativas específicas que estão a decorrer. De 2007 a 2009 vive-se o Ano Internacional da Terra por isso o aquecimento global e o degelo dos glaciares são temas obrigatórios para o museu.

Existe uma dificuldade acrescida quando se explica estes assuntos. 'Um dos problemas destes fenómenos, é que acontecem numa escala tão grande que não vemos nem sentimos, e temos que acreditar no que os cientistas dizem', explica Paulo Gama Mota.

Para dar a volta ao problema os ateliês esforçam-se para fazer representações mais imediatas do que está a acontecer. 'Procuramos que as crianças adquiram o conhecimento empírico daquilo que já ouviram falar', diz o director.

No caso do degelo fazem-se experiências com derretimento de gelo. Com turmas mais velhas, recorre-se à quantificação e utiliza-se apresentações para introduzir os temas.

Quem quiser divertir-se e aprender ciência tem até ao final de Junho para participar nos ateliês. Depois, os 'Sábados no Museu' vão de férias e o Museu de Ciência abre a temporada com novas actividades. Mas a experiência tem sido boa e em princípio o projecto irá voltar no próximo Outono.

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...