quinta-feira, 1 de maio de 2008

SMAISMRMILMEPOETALEUMIBUNENUGTTAUIRAS

SMAISMRMILMEPOETALEUMIBUNENUGTTAUIRAS é uma das dez mais famosas mensagens em código, segundo a Deciclopédia. Trata-de de um anagrama que se deve a Galileu e já vai ser explicado. Antes disso, acrescento que outras mensagens dessa lista têm a ver com ciência ou com as suas aplicações. O físico Niels Bohr enviou um PS num telegrama a amigos britânicos depois da ocupação da Dinamarca pela Alemanha. Dizia "É favor informar Cockcroft e Maud Ray, Kent". Cockcroft era um físico que Bohr conhecia (Nobel da Física em 1951). Mas Ray era um nome desconhecido. Os serviços de informação pensaram que "Maud Ray, Kent" era um código para dizer "make uranium day and night". Mas Bohr referia-se tão só à sua antiga governanta, com aquele nome, que vivia em Kent. Ainda segundo a Deciclopédia, a mais famosa de todas as expressões codificadas é "tube alloys" ("ligas metálicas tubulares"). Era o nome da bomba atómica durante o projecto Manhattan... Churchill e Roosevelt combinaram esse nome em 1943.

Agora, a explicação do anagrama de Galileu:

"Em 1610, Galileu Galilei (1564-1642) usou este anagrama para divulgar uma das suas descobertas. O alemão Johannes Kepler (1571-1630) decifrou-o e obteve a saudação latina "Salve umbisteneum geminatum Martia proles" ("Salve, companheiros gémeos, filhos de Marte"), que parecia confirmar uma conjectura que ele próprio tinha feito: a de que duas luas orbitavam em torno de Marte. Neste ponto específico, Kepler tinha razão: mais tarde, em 1877, o astrónomo americano Asaph Hall descobriu efectivamente os dois satélites de Marte hoje conhecidos, Fobos e Deimos. Já quanto à solução da mensagem de Galileu, Kepler enganou-se redondamente. Na verdade, a mensagem secreta do seu congénere italiano era "Altissimum planetam tergeminum observavi" ("Observei que o planeta mais distante tem forma tripla"). Ou seja, Galileu também errou, ao tomar os anéis de Saturno, então "o planeta mais distante", por luas."

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...