sábado, 20 de setembro de 2008

PAUSA NO LHC

A segurança está acima de tudo em qualquer experiência científica. E é, por isso, que o CERN anunciou há pouco - ver, por exemplo, aqui a notícia - que, na sequência de uma falha no sistema criogénico (necessário para os poderosos magnetes que dirigem a trajectória dos protões no acelerador), o acelerador LHC terá de parar por dois meses. Assim, não se sabe ainda se os primeiros testes de colisão protão-protão terão lugar ainda este ano ou só no próximo. Os "profetas do Apocalipse" vão ter de esperar mais um bocadinho para verem que não têm qualquer razão!

5 comentários:

Anónimo disse...

Depois da paragem de 2 meses vem a paragem de Inverno. Recomeça tudo de novo na Primavera do próximo ano. Daqui por uns dois anos, depois de todos os problemas resolvidos, lá teremos o little bang dos nossos físicos.

p.s. - o Padre Anselmo Borges elogia-o (a si, Carlos Fiolhais) no DN. Não sei se é por serem os dois de Coimbra... ;-)

Unknown disse...

Isto é de desconfiar se não terá algo mais grave que se está a tentar esconder do público. Já li num blog de físicos japoneses ou chineses que um mini-buraco negro foi criado e comeu um dos magnetos. Para impedir um desastre maior foi necessário uma tonelada de heli líquido despejada lá para dentro daqueles túneis para matar o tal buraco negro.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7626944.stm

http://www.tgdaily.com/content/view/39389/113/

Dário Cardina Codinha disse...

Uma palavra: LOL

Sim, de facto os buracos negros aparecem lá com um jornal na mão e são muito chatos! Começam a falar de desporto e política... são mesmo chatos. Para os matar é necessário lançar hélio líquido. Sim, porque só morrem com hélio líquido.

Adelaide disse...

Afinal, como estão as coisas no CERN? O que aconteceu por lá? Porque é que aquilo parou? Não acham que deveriam explicar-nos, tim-tim por tim-tim, o que por lá se passou? O apagão que há dias ouvi dizer que houve na Suíça teve alguma coisa a ver com a experiência? Ou ficou a dever-se aos já habituais problemas em centrais nucleares e, portanto, a falta de energia?
Saudações
Adelaide Chichorro Ferreira

Anónimo disse...

Este comentário são um chorrilho de disparates.

«Os "profetas do Apocalipse" vão ter de esperar mais um bocadinho para verem que não têm qualquer razão!»

Mas aparentemente o Doutor Carlos Fiolhais não vai ter de esperar porque na sua entrevista ao Destak já respondeu aos "profetas do Apocalipse" dizendo que ainda cá estavamos todos, mesmo antes dos feixes colidirem.

Pormenores...

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...