sábado, 6 de setembro de 2008

HUMOR QUÂNTICO


Não sei se os caros leitores já repararam que o "Inimigo Público", o jornal das Produções Fictícias incluído no "Público" às sextas-feiras, tem publicado o melhor humor científico português, isto é, o melhor humor usando temas ou a linguagem da ciência. Quem o assina é David Marçal, um jovem cientista a terminar o doutoramento em Química e que já trabalhou como jornalista do "Público" no âmbito do programa "Cientistas na Redacção". Eis um exemplo do seu humor científico tirado do "Inimigo Público" de ontem (motivado pelo recente assalto à caixa multibanco do Tribunal de Cascais, onde o alarme não soou e as câmaras não funcionaram):
--------------------------------------------------------------------------------------------

"MECÂNICA QUÂNTICA SOBRE... O DESAPARECIMENTO DA CAIXA MULTIBANCO DO TRIBUNAL DE CASCAIS

Segundo a mecânica quântica, quando uma partícula faz uma trajectória entre o ponto A e o ponto B, não se sabe muito bem o que aconteceu no caminho. Mas, segundo a mecânica quântica, isso também não interessa. Aliás, de acordo com o princípio de incerteza de Heisenberg, não sabemos muito bem onde está a caixa multibanco, sequer. Ou sabemos onde está ou a velocidade com que se desloca. Assim, a caixa multibanco pode perfeitamente num momento estar dentro do tribunal e no seguinte integrada na colecção Berardo de arte moderna, de onde já não sai por menos de dois milhões de euros.

... CÂMARAS DE VIGILÂNCIA E ASSALTOS

De acordo com a mecânica quântica, quando observamos um sistema estamos a perturbá-lo e, logo, a influenciá-lo. Assim, quando se colocam câmaras de vigilância nos postos de gasolina, as câmaras estão a alterar a realidade. Podemos perguntar se os assaltos ocorreriam se não estivessem lá as câmaras para os ver."

David Marçal

--------------------------------------------------------------------------------------------

1 comentário:

Anónimo disse...

Ahahaha. Brilhante, brilhante.


Rui.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...