quinta-feira, 18 de setembro de 2008

GRANDES ERROS: "OS ÓRGÃOS DA PAULA"

A introdução de uma notícia da TVI, para a qual me chamaram a atenção, é estranha, muito estranha mesmo:

"Tem aumentado o número de portugueses que recorrem à física quântica para melhorarem o bem-estar e a saúde. Partindo do principio que «somos o que comemos» é fácil concluir que numa sociedade cada vez mais exigente e stressante facilmente entramos em desequilíbrio. E é aqui que entra a física quântica e a possibilidade de reequilibrar o organismo e as frequências dos órgãos."

O resto da notícia ainda é mais estranho (ver aqui). Há também o vídeo (aqui) mostrando que este disparate apareceu mesmo no noticiário televisivo. E apareceu um homeopata, preocupado com o "reequilíbrio dos órgãos da Paula". Dá à Paula (será real ou apenas uma actriz para o "anúncio" televisivo?) uns choques eléctricos com as "frequências dos órgãos".

Será necessário dizer que nada disto tem a ver com a física quântica e que a "cura quântica" não passa de um embuste grosseiro? Aposto que a Paula não lê o "De Rerum Natura", senão sabia. E na redacção da TVI não haverá ninguém que leia?

3 comentários:

Armando Quintas disse...

a tvi é a estação de televisão sensacionalismo e das pseudo noticias, qualquer pessoa séria percebe facilmente que esta estação de televisão inventa noticias para ter audiencias, o mais provável é que o homopateta e a paula sejam dois actores contratados.

A tvi não merece credibilidade, se não acreditam sejam criticos e assistam a meia hora da sua emissão diária.

P. Barbosa disse...

Deviam fechar as televisões por asneiras como estas.

Freire de Andrade disse...

Fechar televisões pelas asneiras que dizem? Para além de excessivo e de limitar a liberdade de expressão, que inclui a liberdade de expressar asneiras, parece-me que se acabaria pura e simplesmente com a televisão em Portugal e não só. Que se denunciem as asneiras, absolutamente de acordo, que se procurem limitar pela educação e livre discussão, seria bom, mas fechar cadeias de televisão? A seguir fechavam-se jornais e revistas, proibiam-se livros, retomava-se a censura e viria a vez dos blogs. Quem julgaria? Quem asseguraria que não fossem os adeptos da cura quântica, seja lá isso o que for, e da homoepatia e outras ideias anticientíficas que se assenhorariam da entidade reguladora que decidia que estações fechar?

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...