quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O PÚBLICO ERROU

Desde o seu início que o "Público" se tem distinguido pela quantidade e qualidade das suas notícias de ciência. Mas no melhor pano cai a nódoa. Estes dois "apanhados" do "Público On Line", foram-me enviados por um amigo:

Maior acelerador do mundo sofreu ataque de “hackers” durante experiência
12.09.2008 - 22h12 - Última Hora / Ciências

"É também o local mais vazio do sistema solar, diz o Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), onde está alojado: as partículas subatómicas aceleradas viajam dentro de um tubo tão vazio como o espaço interplanetário: a pressão interna é dez vezes menor que na superfície da Lua, onde os astronautas saltam como cangurus quando tentam andar."

Que é que a pressão, ou a falta dela, tem a ver com os grandes saltos dos astronautas? É a pequena aceleração da gravidade da Lua, que é um sexto da da Terra, que permite os grandes passos humanos na Lua.

Historiador sugere que foi um espanhol o inventor do telescópio
15.09.2008 - 18h06 - Última Hora / Ciências

"Mas não tardou muito até Galileu Galilei (o astrónomo italiano que descobriu que o planeta Terra tem formas arredondadas) usar o artefacto nas suas investigações. Galileu construiu, ao longo da vida, diversas versões do telescópio, e foi, possivelmente, o principal motor da evolução do objecto."

Galileu descobriu "formas arredondadas" na Terra? Por favor... A ideia da Terra esférica remonta à antiga Grécia!

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...