sábado, 20 de setembro de 2008

Mais Pseudo-Ciência "New Age"

Aqui no "De Rerum Natura" já temos revelado alguns exemplos nacionais de pseudo-terapias "new age". Fernando Gouveia, no seu blogue "Não tenho vida para isto", conta-nos um outro caso, começando assim:

" Descobri hoje a “Escola Bio-Integrativa”, instituição que funciona num apartamento em Quarteira. Esta escola, que pertence à organização “Nave Dourada ND-11” (com instalações também em Oeiras e no Porto), realiza diversas actividades, entre as quais a «bioterapia integrativa», que «permite o reequilíbrio energético do corpo físico e dos corpos subtis e a obtenção de estado mais elevados de encontro com os planos da consciência pessoal terrena». Se acham que isto não é para vós, enganam-se: «A BioTerapia Integrativa destina-se a todos os que procuram um sentido mais amplo e consciente de viver.» "

O resto pode ser lido aqui.

5 comentários:

gogol disse...

A não ser que "bioterapia integrativa" tenha um outro sentido que de momento me escapa, não me parece que este seja um embuste como aquele das curas "quânticas".

Quando muito, poderemos dizer que a linguagem usada é ambígua e propícia a enganos...de qualquer forma, julgo que quem frequenta estas terapias sabe muito bem o que vai encontrar.

joão boaventura disse...

Nos idos de 40 circulava este curiosa definição de hipótese:

È aquilo que a gente sabe que não é, mas vai fazer de conta quer é, para ver o que seria, se fosse.

Portanto, as pessoas que entram nas
"bios integrais" sabem perfeitamente que aquilo não é, mas vai fazer e conta que é, para ver o que seria, se fosse.

E depois não esquecer que a experiência é mestra da vida.

:: rui :: disse...

Perguntem-lhes as suas crenças acerca do início do universo e verão algumas coincidências com outras pessoas ditas racionais. Qual é a diferença então?

Unknown disse...

Esse tipo de conversa furada eu vejo quase todo dia na psicologia... e isso me deixa muito, mas muito incomodado! :T

Pedro disse...

No Brasil há uma pseudociência que vem crescendo a olhos vistos:
http://www.iipc.org.br
Num breve resumo: é uma tentativa de dar cientificidade ao espiritismo, religião bastante popular por aqui.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...