sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PRÉMIOS ESCOLARES

O portal de educação "Educare" discute a questão polémica dos prémios escolares, reproduzindo a minha opinião. Ver aqui.

2 comentários:

Rui Baptista disse...

Caro Professor: Não podia estar mais de acordo consigo. O grande mal do nosso ensino é estar a preparar os alunos para um mundo cor de rosa de facilitismos sem conta e o mundo que os espera na adultícia ser tingido de cores bem escuras, v,g. desemprego, empregos mal remunerados, etc, em que apenas os melhores (escrevi melhores? Não seria conveniente acrescentar ao rol os oportunistas?) vingam em competição desenfreada.

Só num país em que a meritocracia se atolou na mediocracia se pode defender um igualitarismo entre os melhores e os piores. Desta forma são maltratadas as elites que, segundo esse homem da Cultura , já falecido, António José Saraiva, "assustam muitos democratas por julgarem que as sociedades podem ser superfícies rasas".

É esta permissividade que assentou arraiais na vida académica nacional que permite que algumas universidades se transformem "em ensino liceal superior", como já alguém escreveu de forma lapidar. Serei demasiado pessimista se acrecentar nem isso, por vezes?

De Rerum Natura disse...

Caro Rui Baptista
Obrigado pelo seu comentário. A minh concordância com a existência de prémios não significa de forma alguma concordância com o espectáculo montado com a distribuição de prémios. Nisso acompanho o editorial do "Público" sobre o assunto.
Um abraço
Carlos Fiolhais

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...