sexta-feira, 19 de setembro de 2008

OVO EM PÉ NO EQUADOR?

De uma professora de Matemática que esteve recentemente no Equador recebi a seguinte mensagem:

"Estive no Equador onde assisti a uma experiência que me deixou curiosa: um ovo, cru, que se mantinha de pé quando colocado sobre a "linha do equador" (ver aqui), o que não sucedia se se tentasse o mesmo a uns metros de distância. Não fiz a experiência , apenas assisti. Trata-se de um embuste, como o famoso sentido de rotação da água ou existe alguma justificação científica que explique?"

A resposta, que lhe mandei, pode ser conhecida de todos. É um embuste. A maior parte dos ovos podem ser postos de pé num sítio adequado por qualquer pessoa que tenha suficente paciência. Não tem nada a ver com o lugar nem com a data (há um mito urbano que fala de por de pé ovos no equinócio, como aquele que se vai dar a 22 de Setembro, mas ele já foi desmontado por muita gente, incluindo o insubstituível Martin Gardner, no não menos insubstituível "Skeptical Inquirer").

Como presume a minha interlocutora, o equilíbrio do ovo sobre a linha do equador é tão mítico como a experiência de rotação da água em volta de um ralo num lavatório. A força de Coriolis, devida à rotação da Terra, não é suficiente para causar efeitos contrários acima ou abaixo do equador (e, portanto, um efeito nulo no equador). É incrível como mitos como esses são tão aceites! Mas no outro dia vi na televisão, no "Discovery Channel", um programa que desfazia essa lenda mostrando a experiência em dois lavatórios iguais na Inglaterra e na Nova Zelândia. Mesmo que não se vá ao outro hemisfério pode-se sempre repetir a experiência no hemisfério onde se está e ver se há regularidade. Em vez de acreditar em qualquer patranha o melhor é realizar a experiência pelas suas próprias mãos...

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Como se sabe (quem sabe) a crença de que a rotação da água, no ralo de um lavatório, se realiza em sentidos contrários, no hemisfério Norte e no hemisfério Sul, devido à rotação da Terra, não tem fundamento.

As razões podem ser facilmente explicadas e hoje em dia até podem ser encontradas em inúmeros textos na internet, mas a verdade é que a ideia tem sido aproveitada por charlatães, geralmente inofensivos, em países atravessados pela linha do equador, mediante demonstrações fraudulentas destinadas a iludir turistas e lhes sacar umas moedas.

E a verdade é que a maioria dos turistas acredita que está a observar uma experiência com carácter científico.

Há uns anos, durante um almoço realizado no decurso de uma conferência, assistida na maioria por engenheiros (!), um dos presentes na minha mesa, pessoa com responsabilidades de gestão numa grande empresa industrial nacional, assegurava, com um ar quase arrogante, comentando uma anterior afirmação minha sobre o assunto, que ele próprio tinha observado essa experiência no Quénia e que acreditava piamente que era uma prova irrefutável da influência da rotação da Terra. Fiz um esforço para me conter e, sobretudo, para evitar começar a desenvolver alguma teoria acerca da literacia dos gestores em Portugal.

Curiosamente, Palin observou uma dessas experiências em Nanyuki, no Quénia, e também acreditou…. Aguardo reflexos.

Valco disse...

"Egging On the Autumnal Equinox"

No site da APOD (Astronomy Picture of the Day), cujo link acrescento:

http://apod.gsfc.nasa.gov/apod/ap080921.html

também se dá uma achega a este mito, vale a pena ver.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...