quarta-feira, 17 de setembro de 2008

“Symposion e philanthropia em Plutarco”


Informação recebida do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Entre 23 e 27 do corrente mês de Setembro, realiza-se na Faculdade acima referida, o 8.º Congresso da International Plutarch Society, que tem título Symposion e Philanthropia em Plutarco e é organizado pela Sociedade Portuguesa de Plutarco. Nele participarão especialistas nacionais e estrangeiros que se têm ocupado da obra e pensamento do autor.

A apresentação do congresso, disponível no seu website, é a seguinte:

"Na antiguidade clássica, o acto ritualizado de partilhar a comida e a bebida tinha um significado especial, na medida em que constituía uma excelente oportunidade para vencer barreiras e firmar laços de natureza social e afectiva, antes de mais, mas também de cariz político e religioso. Além disso, a vertente de lazer, que acompanhava igualmente grande parte desses momentos, podia traduzir-se em criações culturais, que encontravam no symposion um enquadramento de eleição; basta pensar em manifestações artísticas como a música, a poesia, a retórica e a discussão político-filosófica, para vermos plenamente justificadas as implicações culturais destes eventos. Aliás, estes propósitos viam-se facilitados pelo papel que o vinho detinha no banquete e que acabava por ser até mais importante do que a refeição propriamente dita, conforme se deduz do sentido primitivo do termo symposion (‘beber em conjunto’). A bebida aproximava os convivas, da mesma forma que o espaço relativamente limitado da sala de jantar e o facto de se encontrarem reclinados ajudavam a concentrar as atenções dos comensais, criando assim um cenário privilegiado para manifestações de philia e de philanthropia. Por isso, era importante que o vinho fosse misturado com água, a fim de permitir o prolongamento da conversa e da diversão, sem que o convívio descambasse em excessos, colocando em risco a harmonia do encontro."

Sem comentários:

O PREÇO DA BORREGA

Por A. Galopim de Carvalho    Dito assim, cruamente, o “preço da borrega” era o custo da virgindade de uma adolescente, pago geralmente à mã...