segunda-feira, 13 de abril de 2009

O HUMOR DE DAVID MARÇAL: LISANDRO QUÂNTICO



David Marçal, no "Inimigo Público", analisa cientificamente o penalty incerto no lance entre Lisandro e Yebda no último Porto-Benfica:

Yebda é simultaneamente uma onda e uma partícula, braço actuou por efeito de túnel, e o tempo passou mais devagar para o árbitro

As razões para que o braço de Yebda tenha causado a queda de Lisandro não se explicam à luz da física clássica de Newton. É necessário recorrer à teoria da relatividade para explicar como o árbitro viu este lance e à física quântica para perceber a interacção do braço de Yebda com Lisandro.

Segundo a física clássica, o braço de Yebda é uma coisa sólida que quando choca com Lisandro pode eventualmente fazê-lo cair. Mas, segundo a física quântica, o braço de Yebda passou Lisandro por efeito de túnel

Segundo a física quântica o braço de Yebda pode ser descrito como uma onda e Lisandro como uma barreira de potencial. O braço de Yebda pode passar para o outro lado de Lisandro, mesmo que não tenha energia para o atravessar. Não há propriamente um choque mecânico, que possa provocar a queda de Lisandro.

Mais física quântica: há incerteza quanto à posição e velocidade de Lisandro. Ou se sabe onde está ou para onde vai. Nem sequer podemos garantir que tenha passado a uma braçada de Yebda.

E agora uma pitada de Teoria da Relatividade: Lisandro descolava-se à velocidade da Luz e o árbitro estava parado. Para o árbitro passaram três anos desde o início da queda de Lisandro e não se lembrava bem do início.

David Marçal

4 comentários:

Luís Silva disse...

Este David Marçal é especialista em parvoice científica. Todas as semanas o demonstra. O rigor científico que utiliza a escrever estas coisas é semelhante ao utilizado por uma qualquer cartomante de centro comercial. O mesmo se pode dizer relativamente ao humor. O que é verdadeiramente engraçado é que alguém neste blog engraçou com ele. Por que será?

Exemplos: "Lisandro descolava-se à velocidade da Luz e o árbitro estava parado. Para o árbitro passaram três anos desde o início da queda de Lisandro e não se lembrava bem do início."

"Segundo a física quântica o braço de Yebda pode ser descrito como uma onda e Lisandro como uma barreira de potencial. O braço de Yebda pode passar para o outro lado de Lisandro, mesmo que não tenha energia para o atravessar. Não há propriamente um choque mecânico, que possa provocar a queda de Lisandro."

José Mesquita disse...

Descolar-se à velocidade da luz tem implícito uma aumento posterior de velocidade. Talvez estivesse num momento inicial do universo onde, Magueijo dixit, a velocidade da luz era variável e como tal talvez superior, e então Lisandro talvez de deslocasse a grande velocidade e, quiçá, num afã de reescrever o livro do Génesis.
Pena é que se use a ciência para tapar o sol com a peneira e tentar esconder que tudo não passa de tentativas de desprestigiar a melhor equipa de futebol em Portugal nos últimos 30 anos. Mais do que culpar os outros pelos nossos fracassos, cada um deve encontrar em si a razão do seu fracasso.

Anónimo disse...

Também não acho piada absolutamente nehuma ao Marçal, é mesmo muito fraco.
Gostava de gostar, gosto que haja pessoas a fazer bom humor em Portugal, mas não posso fazer nada.
Quando as pessoas têm alguma importância, por terem um doutoramente e escreverem nos jornais, por exemplo, parece-me que as pessoas se riem por dever, como se riem de piadas foleiras de alguém que é um milionário importante.
As melhoras!

carolus augustus lusitanus disse...

É assim, com esta marçalada, que os tão lamentadores da falta de cultura científica em Portugal querem educar o público para a sacrossanta sapiência?
Hum... escolham outro, que este não dá luta!

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

Nos anos 70 e 80 do século XVIII, Kant leccionou Pedagogia. As notas que escreveu para os cursos que foram publicadas por um dos seus estuda...