domingo, 13 de julho de 2014

Deputada socialista defende a ciência nos Açores

Transcrevo notícia dos Açores Digital:
“A aposta e o investimento que o Governo dos Açores tem feito na ciência tem sido crescente particularmente ao longo da última década, facto demonstrado não apenas pelo número de publicações científicas açorianas, mas também por sermos responsáveis por investigação científica de excelência”, frisou Cláudia Cardoso.
A deputada socialista falava esta quinta-feira, no Parlamento Açoriano.
Cláudia Cardoso adiantou que a “Universidade dos Açores se encontra ao mesmo nível da Universidade Nova de Lisboa em termos dessas publicações e imediatamente abaixo do Instituto Champalimaud”, considerando que isso quer “seguramente dizer que na Região tem-se investido em ciência”.
“De acordo com o SIR World Report 2012, 53% das publicações da Universidade dos Açores são consideradas como publicações de elevada qualidade, sendo a academia açoriana a 4.ª instituição a nível nacional, neste indicador”, destacou a deputada socialista.
Cláudia Cardoso lamentou que “em Portugal não temos tido a capacidade de reter os talentos científicos formados no país ao longo de décadas”, estando a “exportar para outros países quadros de excelência, que acabam por usufruir dos seus conhecimentos e das suas capacitações”.
Citando um artigo recente do professor Carlos Fiolhais, Cláudia Cardoso lembrou que o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, “efetuou cortes drásticos nas bolsas de ciência, obrigando numerosos jovens altamente qualificados a emigrar e liquidando de vez a ciência em Portugal”.
Especificando, a deputada socialista realçou que de “um universo de 322 unidades de investigação, 154 já tiveram ordem para encerrar e dentro destas, 83 haviam obtido a classificação de ‘Bom’, no seu processo de avaliação”.
Conforme salientou a parlamentar, o “Governo dos Açores, de responsabilidade socialista, tem procurado aproximar os níveis de investimento em ciência na Região, aquilo que são os valores de referência da média Europeia”.
“A Região tem feito uma aposta séria na ciência e na tecnologia, temos progredido consistentemente nos últimos anos. Felizmente, ao contrário do que acontece no resto do país, temos um Governo que continuará a privilegiar este aspeto em prol do desenvolvimento científico e tecnológico dos Açores”, frisou Cláudia Cardoso.

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...