segunda-feira, 7 de julho de 2014

Centros de investigação de Coimbra sem financiamento temem fim das unidades

Transcrevo um excerto da notícia da notícia PÚBLICO: 

Centros de investigação da Universidade de Coimbra que perderam o financiamento base da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) temem o seu fim, mas a universidade garante apoio às unidades afectadas e vai exigir reavaliações.

Ao todo, nove centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) perderam financiamento e sete unidades receberam a nota de "bom", de um total de 41 centros.

"Ficámos em estado de choque", conta à agência Lusa Constança Providência, coordenadora do Centro de Física da UC, uma das 71 instituições que tiveram classificação inferior a "bom" a nível nacional e que não vão receber financiamento por parte da FCT, de um total de 322 que se candidataram em 2013 a fundos públicos.

O centro resulta da "fusão de duas unidades, que tinham tido a classificação de muito bom", e tinha vindo a melhorar "a produção científica", explica Constança Providência, salientando que são usados "argumentos errados" na avaliação, em que receberam a nota de "suficiente".

A classificação, para além de pressupor o fim de apoio, leva a que a instituição tenha dificuldades em conseguir outras fontes de financiamento ou a candidatar-se a projectos europeus, aclarou.

Segundo a coordenadora do centro, "se não há dinheiro para financiar todas as unidades, que se financiem as que a FCT quer financiar, mas não pode associar uma nota a um financiamento. Isso não é justo". Caso o centro tivesse tido a nota de "bom", receberia "20 mil euros, que é o mesmo que não dar nada", sublinhou, sendo que há 83 instituições com essa classificação.

Notícia completa aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dividir para reinar - chegou a hora de se esfolarem uns aos outros. Os caros cientistas vão aprender a lição, vamos lá a piar baixinho, no fundo, perante a mesma 'lei da rolha' que ameaça vitimizar os médicos. É caso para dizer que o que está aqui em causa é tudo menos a austeridade.

Vasco Gama disse...

Como vai a Universidade apoiar esses 9+7 centros se as Universidades nem conseguem receber os 30 milhões roubados o ano passado pelo Governo?

MORREU O NUNO

Homenagem possível a um poeta acabado de partir. Morreu o Nuno Júdice, coitado, prematuramente, o que é injusto. Com aquele seu ar desacti...