segunda-feira, 7 de julho de 2014

Centros de investigação de Coimbra sem financiamento temem fim das unidades

Transcrevo um excerto da notícia da notícia PÚBLICO: 

Centros de investigação da Universidade de Coimbra que perderam o financiamento base da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) temem o seu fim, mas a universidade garante apoio às unidades afectadas e vai exigir reavaliações.

Ao todo, nove centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) perderam financiamento e sete unidades receberam a nota de "bom", de um total de 41 centros.

"Ficámos em estado de choque", conta à agência Lusa Constança Providência, coordenadora do Centro de Física da UC, uma das 71 instituições que tiveram classificação inferior a "bom" a nível nacional e que não vão receber financiamento por parte da FCT, de um total de 322 que se candidataram em 2013 a fundos públicos.

O centro resulta da "fusão de duas unidades, que tinham tido a classificação de muito bom", e tinha vindo a melhorar "a produção científica", explica Constança Providência, salientando que são usados "argumentos errados" na avaliação, em que receberam a nota de "suficiente".

A classificação, para além de pressupor o fim de apoio, leva a que a instituição tenha dificuldades em conseguir outras fontes de financiamento ou a candidatar-se a projectos europeus, aclarou.

Segundo a coordenadora do centro, "se não há dinheiro para financiar todas as unidades, que se financiem as que a FCT quer financiar, mas não pode associar uma nota a um financiamento. Isso não é justo". Caso o centro tivesse tido a nota de "bom", receberia "20 mil euros, que é o mesmo que não dar nada", sublinhou, sendo que há 83 instituições com essa classificação.

Notícia completa aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dividir para reinar - chegou a hora de se esfolarem uns aos outros. Os caros cientistas vão aprender a lição, vamos lá a piar baixinho, no fundo, perante a mesma 'lei da rolha' que ameaça vitimizar os médicos. É caso para dizer que o que está aqui em causa é tudo menos a austeridade.

Vasco Gama disse...

Como vai a Universidade apoiar esses 9+7 centros se as Universidades nem conseguem receber os 30 milhões roubados o ano passado pelo Governo?

"O PODER DA LITERATURA". UMA HISTÓRIA, UM LIVRO

Talvez haja quem se recorde de, nos anos oitenta do passado século, certa professora, chamada Maria do Carmo Vieira, e os seus alunos do 11....