segunda-feira, 24 de março de 2008

UM PIÃO ESTRANHO


Falei aqui do ovo giratório e o Carlos Medina Ribeiro, muito a propósito, lembrou a questão dos piões que se invertem durante o movimento. O chamado "tippe top" é, de facto, um pião estranho, muito estranho. Com a forma de um cogumelo, posto a rodar sobre a parte mais larga, inverte de repente a sua posição, ficando a rodar sobre a haste. O estranho é que o centro de gravidade (S, que não coincide com M, o centro da esfera) suba, elevando assim a energia potencial, o que tem de ser compensado com a diminuição de energia cinética rotacional. Para isso é essencial o atrito com o chão.



Não é aqui o sítio para explicar em pormenor a física deste pião, que tem originado muitos artigos (ver aqui uma lista de referências). Mas talvez seja aqui o sítio para mostrar que alguns dos maiores físicos de sempre se interessaram pelo brinquedo. Na foto de cima, Wolfgang Pauli e Niels Bohr observam com atenção o movimento de um "tippe top". Na Internet há vários filmes que mostram o fenómeno de perto (por exemplo, aqui). Não é este aliás o único brinquedo que tem intrigado e inspirado os físicos. A física pode ser divertida!

7 comentários:

Unknown disse...

o pião invertido é um clássico das brincadeiras físicas :)

Basicamente é uma esfera a que foi cortada uma calote com uma haste perpendicular ao corte e concêntrica com o eixo de rotação. Desta forma o centro de massa do pião está abaixo do centro da esfera. O pião invertido comporta-se como um sempre-em-pé se o colocarmos com a superfície esférica para baixo.

O que acontece quando posto a rodar sobre a parte esférica é explicado aqui ou aqui (com física da pesada).

Anónimo disse...

Divulgação científica, versão Carlos Fiolhais:

"Não é aqui o sítio para explicar em pormenor a física deste pião, que tem originado muitos artigos (ver aqui uma lista de referências). Mas talvez seja aqui o sítio para mostrar que alguns dos maiores físicos de sempre se interessaram pelo brinquedo. Na foto de cima, Wolfgang Pauli e Niels Bohr observam com atenção o movimento de um "tippe top". Na Internet há vários filmes que mostram o fenómeno de perto (por exemplo, aqui). Não é este aliás o único brinquedo que tem intrigado e inspirado os físicos. A física pode ser divertida!"

A Física pode ser divertida, mas o Carlos Fiolhais, enquanto divulgador, dá vontade de chorar.

Resta aguardar pela próxima banalidade do Carlos M Ribeiro. A toda a Física pode ser retirada do estudo das bolas de sabão?

Anónimo disse...

Ó Pedro, não faça isso. Não explique, que o Carlos M Ribeiro fica mal na fotografia. Ele até já havia anunciado que este era um mistério insondável.

alf disse...

Perceber o "pião" tem muito que se lhe diga.

Mas é claro, a generalidade das pessoas "comem" aquela do momento angular produto externo e tal, dá certo, deve ser porque está certo. Mas não está.

Os físicos a sério intrigam-se muito com o movimento giroscópico porque sabem que, no fundo, sabem fazer-lhe as contas mas não o sabem explicar. Têm um modelo matemático do fenómeno, apenas.

Anónimo disse...

links.pt :: linkspontopt.blogspot.com
Links de empresas portuguesas indexadas por actividade e palavras chave.
As vossas sugestões podem ajudar a melhorar o conteúdo.

Obrigado

Anónimo disse...

É bem certo que a "ciência do pião" não é boa para a saúde. Reparem só na crise de lumbago destes 2 cientistas!

Anónimo disse...

ai muito interessanta bom acho que devemos continuar estudar sobre este vazio do atmo pois é mais importante que nunca.

PARA UMA HISTÓRIA DA MINERALOGIA, NUMA CONVERSA FICCIONADA DO AUTOR COM D. JOÃO III

Por A. Galopim de Carvalho (Do meu livro Conversas com os Reis de Portugal - Histórias da Terra e da Vida , Ancora Editora, 2013) - Soube q...