terça-feira, 13 de novembro de 2007

Isolamento térmico faz luz

Uma companhia norte-americana, a Industrial Nanotech Inc., está a desenvolver um material isolador que gera (termo)electricidade. Este novo tipo de isolamento, baseado em nanomateriais, funcionará, em países quentes, como um isolador térmico que impede a condução de calor e simultaneamente fornecerá alguma electricidade. Segundo o CEO da companhia, Stuart Burchill:

«O benefício de um filme fino de isolamento térmico que poderia ser utilizado nas paredes e sotãos das casas ou nas paredes de edifícios comerciais e, em vez de apenas ajudar a conservar energia criaria energia, é incalculável».

O produto já comercializado pela companhia, o Nansulate(R), é um revestimento aquoso baseado em nanomateriais que funciona como isolador térmico, protector de corrosão e impede o crescimento de bolores. De acordo com a página da empresa, o revestimento contém aproximadamente 70% de uma material a que chamam Hydro-NM-Oxide - que pelo nome parece ser constituído por nanopartículas de um óxido metálico obtidas por sol-gel, isto é, partículas coloidais (sol) dispersas num solvente que posteriormente dão origem a uma rede tridimensional tipo esponja (gel) - e 30% de resina acrílica. O novo produto, de composição química desconhecida, está ainda na fase de protótipo, de forma que não se sabe quando estará disponível.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...