terça-feira, 3 de julho de 2007

BORIS VIAN EM DISCURSO DIRECTO


O escritor, poeta, músico, cantor e engenheiro francês Boris Vian (1920-1959) é o autor de um livro de citações que está traduzido em português: "Boris Vian por Boris Vian [Palavras e Aforismos]" (Fenda, 2006). Eis duas que aparecem sob as entradas "Conhecimento" e "Ciência":

"É muito bonito, é extremamente conhecido e extremamente comum dizer em francês, dizer com orgulho: 'Eu não percebo nada de matemática.' Pessoalmente, faço a seguinte reflexão: 'Se não percebesse nada de matemática teria vergonha de dizê-lo.' Apresentar-se assim de repente como um imbecil não é a melhor maneira de se apresentar."

"No domínio da ciência a questão é extremamente precisa: as pessoas ou sabem ou não sabem. É justamente por isso que em todos os outros domínios as pessoas se contentam em envolver tudo numa verborreia brumosa. É por isso que em França ficam tão contentes de fazer passar o fantástico antes do científico. Há tão poucos que sabem o que é a ciência. É tão mais cómodo ter palavras brumosas. Esse é exactamente o problema. Garanto-vos que é muito fácil, em matemática, saber se um tipo sabe alguma coisa ou não. Também é muito fácil sabê-lo em física, em química, e numa quantidade jeitosa de ciências muito mais exactas do que aquelas com que nos martelam os ouvidos debaixo do nome de ciências sociais e económicas."

2 comentários:

Antonio disse...

A contradição de assumir a ignorancia para lhe atribuir laivos de intelectualidade, e a constatação de imprecisão que se esconde por detrás da ciencia em dois ramos de estudo onde reina a teoria e observação de resultados à posteriori, sem controlo das condições, e sem dados experimentais precisos.

E a prova de que um post curto, pode têr muita mensagem... Não é necessário falar muito, é preciso é dizer muito.

Anónimo disse...

Fiquei arrebatado pelos trechos, ao ponto de ter anotado as referências do autor para uma futura e eventual leitura.
Parece lúcido e de fácil compreensão.

Marcelo Melo
[www.3vial.blogspot.com]

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...