terça-feira, 1 de julho de 2014

AUGUSTO SANTOS SILVA: VAMOS INDIGNAR-NOS?

Transcrito, com a devida vénia, da página de facebook de Augusto Santos Silva:

Acabo de saber que o CIES (Centro de Investigações e Estudos de Sociologia) do ISCTE não passou na primeira fase de avaliação da FCT (isto é, foi excluído do financiamento base). E estou completamente aparvalhado:

1. Não tenho a certeza de que o CIES seja o melhor centro de investigação em sociologia em Portugal. É sempre difícil e, na minha opinião, sem muito sentido, fazer rankings de um a N de coisas que são complexas, dinâmicas e não inteiramente comparáveis umas com as outras. Mas tenho a certeza de que é dos melhores, de que está no primeiro nível de todos os que existem (por exemplo, bem acima do centro a que pessoalmente pertenço, e que passou nessa primeira fase).

2. Estão no CIES muitos dos melhores investigadores, é no CIES que têm lugar muitos dos melhores projetos, a revista e a editora ligadas ao CIES são das melhores que temos, o seu programa de doutoramento está ao melhor nível. O CIES tem sido pioneiro e líder na internacionalização das ciências sociais que se praticam em Portugal.

3. É impossível não perceber isto olhando para a história e o presente do CIES.

4. Portanto, ou os avaliadores são de uma ignorância absoluta, ou os avaliadores receberam explícita ou implicatamente alguma diretiva para ceifar (ceifar sim, é disso que se trata) a sociologia teoricamente pluralista em e sobre Portugal.

5. Ou ambas as coisas. Ou a ignorância absoluta dos avaliadores foi instrumental para a operação montada. Não sei, não sei ainda. Mas precisamos de saber, ou não, caras e caros Colegas? Vamos mexer-nos? Vamos indignar-nos? Vamos perguntar, em voz alta, sem medo, coletivamente?

5 comentários:

Anónimo disse...

Não basta a indignação é necessário agir.
cc
J P Fróis

Anónimo disse...

Depois da sociologia, a filosofia, depois destas virá a história! Tudo disciplinas das ciências humanas, tudo áreas que ajudam a pensar! Ainda estão recordados da ideia da extinção da filosofia e da história no secundário? Eles não perdem tempo! Querem é autómatos que executem, mas não pensem, porque para decidir o que é melhor para nós, estão cá eles, os políticos, os iluminados, detentores da verdade suprema!

Anónimo disse...

É a política da terra queimada, em todas as áreas transversalmente

Anónimo disse...

agir? como?

Anónimo disse...

Vejam o que aconteceu às unidades de estudos artísticos, quase todas varridas na 1ª fase por um painel completamente desadequado.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...