terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TRÊS BELOS LIVROS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A Universidade do Porto, apesar de ter uma editora relativamente recente, é já responsável por algumas belas edições. São livros que apetece ter. Destaco aqui três:

- Jorge Eiras (organização), "Charles Darwin (1809-2009). Evolução e Biodiversidade". Porto: 2008.

Bem ilustrado catálogo de uma exposição sobre Darwin que esteve patente no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 12 de Fevereiro a 24 Novembro de 2009, comissariada por Jorge Eiras.

- José Manuel Garcia, "O Livro de Francisco Rodrigues. O primeiro atlas do mundo moderno", Porto: Editora da Universidade, 2008.

Fac-simile de um atlas feito por um piloto português no século XVI e que se encontra hoje na Biblioteca da Assembleia Nacional Francesa. Datado de 1511-1515, é o primeiro atlas da história moderna sobre o sudeste asiático. As belíssimas imagens são antecedidas sobre uma introdução sobre Francisco Rodrigues e o seu contexto histórico.

- Luísa Fernandes Garcia (coordenação), "2º Centenário da Academia Real da Marinha e Comércio da Cidade do Porto 1803-1837", Porto: Reitoria da Universidade, 2003.

Excelente catálogo de uma exposição que esteve patente na Universidade do Porto para assinalar uma escola que havia de dar origem à Academia Politécnica do Porto (e que foi antecedida pelas Aulas de Náutica, 1762, e de Debuxo e Desenho, 1779). De destacar o texto de J. Moreira Araújo sobre "Equipamento da Academia" e de António Manuel Mourato sobre "Domingos Sequeira na Colecção de Pintura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto", os dois com bonitas imagens de, respectivamente, instrumentos, livros, mapas, o primeiro, e desenho, pinturas e esculturas, o segundo.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...