quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Templos do saber


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

As fotografias de 30 bibliotecas históricas europeias que estiveram expostas em Paris, em 2009, na exposição “Temples du savoir”, converteram-se num magnífico livro acabado de publicar pela editora Ertug & Kocabiyik (Istambul).

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a Biblioteca do Palácio de Mafra são as únicas bibliotecas portuguesas fotografadas por Ahmet Ertug. A Joanina aí representada com quatro fotos em grande formato. De origem turca e a trabalhar em Londres, Ahmet Ertug estudou arquitectura e, depois de se começar a interessar por fotografia tornou-se um dos mais importantes fotógrafos de arquitectura actuais.

A apresentação do livro é de Bruno Racine, Presidente da Bibliothèque nationale de France (BnF) e a introdução de Robert S. Nelson, professor de História de Arte na Universidade de Yale, EUA. O livro tem apresentação na Internet disponível aqui. A edição normal está disponível no distribuidor, pelo preço de 650,00 Euros, assim como noutros revendedores por todo o mundo. Foi feita também uma tiragem especial, de 400 exemplares, numerada e assinada pelo fotógrafo, ao preço de $7,500.00 dólares americanos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma pergunta: a BGUC vai adquirir a obra, para que nós pobres leitores a possamos gozar?
fbf

Carlos Fiolhais disse...

A obra foi oferecida à BGUC, dada a colaboração que houve com o autor, e está a ser catalogada para entrar na secção de "Reservados recentes" e ser consultada pelos leitores.
Carlos Fiolhais

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...