sábado, 16 de janeiro de 2010

O METRO DA CIÊNCIA

Clicar para ver melhor.
Este "mapa do metro" foi publicado há algum tempo na revista "Superinteressante" (versão espanhola, pelo menos).

7 comentários:

David Marçal disse...

Não gosto da estação da sequenciação do genoma humano associada exclusivamente ao Craig Venture. O Craig Venture foi o líder de um dos consórcios (o privado) que anunciaram simultâneamente a sequenciação do genoma humano. A empresa de que fazia parte (Celera Genomics) tinha evidentemente como objetivo o lucro e não a disseminação do conhecimento. Pretendia patentear o genoma, ou pelo menos parte da informação nele contida, e condicionar o acesso à informação completa. Foi graças ao consórcio público (essencialmente inglês e norte-americano) que diariamente disponibilizava a sequência à medida que a obtinha, fazendo-a cair no domínio público, que isso foi taxativamente impossível. E a Celera Genomics só completou a sua versão (do ADN do Craig Venture, narcisismo ilário) preenchendo os "buracos" com os dados de livre acesso do consórcio público. Por isso, penso que é no mínimo injusto que apenas seja mencionado o Craig Venture.

Anónimo disse...

Disparates em linha. Esqueceram Bohr e De Broglie. Em Leibniz esqueceram-se do cálculo combinatório, da vis viva, do princípio dos indiscerníveis (que estaria na origem do princípio de exclusão de Pauli). Atirarm Kant para o canto da ética. Elevaram as supercordas ao mesmo nível da termodinâmica ou da Mecânica Quântica. Etc, etc, etc. Como mapa científico é uma impostura intelectual.

Anónimo disse...

No geral penso que este diagrama demonstra uma tentativa muito meritória de relacionar alguns ramos do Saber.

Gostaria de ver mencionada a fonte deste esquema. E de saber qual o texto que a acompanha, partindo eu do princípio de que é provável que exista.

Pelo título deste post e da figura parece-me poder concluir que a Matemática é uma Ciência. É uma dúvida que me apoquenta só recentemente, porque para mim sempre julguei que nem se colocaria tal questão.

Ainda sobre a Matemática talvez a linha vermelha pudesse ser prolongada para incluir as demonstrações da último teorema de Fermat e da conjectura de Poincaré.

Quanto à Química não percebo porque acaba onde acaba.

Américo Tavares

Anónimo disse...

Digo:

Quanto à Química não percebo por que acaba onde acaba.

Américo Tavares

Henrique disse...

Nossa, muita gente de fora, e algo mais comum do que gostaria salta aos olhos, Nietzsche, estrelando o Nilismo, blergh!
Quando esse povo vai se prestar a ler o bigode antes de rotulá-lo?

Anónimo disse...

Afinal não se esqueceram do Bohr. Apenas esqueceram-se da sua importância. N. Bohr aparece apenas acompanhado de "orbita do electrão". Curiosamente, para Bohr, falar em órbitas de electrões era apenas uma força de expressão que não se deveria levar muito a sério.

Anónimo disse...

Afinal não li o que estava escrito: «Este "mapa do metro" foi publicado há algum tempo na revista "Superinteressante" (versão espanhola, pelo menos).»

Sendo assim, o meu parágrafo «Gostaria de ver mencionada a fonte deste esquema. E de saber qual o texto que a acompanha, partindo eu do princípio de que é provável que exista» não tem qualquer sentido.

Américo Tavares

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...