quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Que o Mar Fosse Tinta e o Céu Papel


Informação recebida da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho:

O ciclo de conferências “Que o mar fosse tinta e o céu papel” abre oficialmente as comemorações dos 500 anos sobre o nascimento de Fernão Mendes Pinto, na quinta-feira (dia 14), pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho.

Sob o tema “Literatura, Viagens, Literatura Como Viagem”, os conferencistas são Vasco Graça Moura e Gonçalo Cadilhe, que dão início a um programa comemorativo que decorrerá até 2011.

A par do ciclo de conferências, as comemorações têm o apoio de um conjunto diversificado de instituições, dando origem a um vasto conjunto de iniciativas de homenagem Fernão Mendes Pinto, perpetuando a mensagem de interculturalidade protagonizada pelo viajante português e autor da Peregrinação.

As acções comemorativas passam pelo projecto teatral Peregrinações, dinamizado pel’O Teatrão, a exposição com itinerância nacional e internacional “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramentos do Olhar”, levada a cabo pelo Instituto Camões, o lançamento de um selo comemorativo pelos CTT, a emissão de uma moeda de 2 euros pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e a publicação facsimilada da 2.ª edição portuguesa da Peregrinação, datada de 1678, adquirida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Decorrendo até Outubro de 2010 e com a coordenação de António Pedro Pita, director regional da Cultura do Centro, o ciclo de conferências “Que o Mar Fosse Tinta e o Céu Papel” é uma organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, d’“O Teatrão” e do Ministério da Cultura.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...