sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre liberdade e segurança

A propósito do meu artigo sobre segurança aérea, um leitor enviou-me uma frase que, apesar de aparecer muitas vezes atribuída a Thomas Jefferson, é de Benjamin Franklin (na figura), diplomata, político e cientista norte-americano:

"Aqueles que desistem de uma liberdade essencial para obter uma pequena segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança".

No original em inglês:

"They who can give up essential liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety."

Da Wikipedia:

"This was written by Benjamin Franklin, with quotation marks but almost certainly his original thought, sometime shortly before February 17, 1775 as part of his notes for a proposition at the Pennsylvania Assembly, as published in 'Memoirs of the life and writings of Benjamin Franklin' (1818)."

Em 1775 não havia aviões. Mas a frase talvez ainda possa ser útil hoje.

4 comentários:

Anónimo disse...

De Benjamin Franklin para cá... quanta água já passou sob as pontes! JCN

Carlos Medina Ribeiro disse...

Quando uma frase é bonita e o seu autor é alguém famoso, somos tentados a ver nela uma verdade eterna, mas este é um caso típico em que não é assim - a frase entra, pois, na categoria das chamadas «verdades provisórias».

Aqui fica um exemplo simples:

Durante muitos anos, em muitas terras pequenas, as pessoas deixavam as portas da rua abertas.
Com o tempo, a realidade impôs-se, e toda a gente passou a ter fechaduras.

Ou seja: para ganharem a SEGURANÇA de não serem roubadas, essas pessoas perderam a LIBERDADE de deixarem as portas como quisessem.

A crer em Franklin, essas pessoas não são merecedoras nem de uma nem de outra...

Anónimo disse...

Franklin terá dito algumas asneiras e muitas das suas afirmações perderam validade com o passar dos anos. No entanto esta frase parece-me que ainda se aplica.
Nos últimos 20? anos vimos a nossa liberdade ser cada vez mais asfixiada e não ganhamos segurança.
O Big Brother está cada vez mais presente mas o crime e o terrorismo não diminuíram.
Quanto ao exemplo que referiu, as pessoas ganharam segurança mas não perderam liberdade nem viram os poderes públicos invadir a sua privacidade.

Anónimo disse...

A LIBERDADE que está em causa e à qual se referia certamente Benjamin Franklin... não é, suponho, a de portas abertas ou fechadas, muito embora o seu conceito já não seja exacr«tamente o mesmo, pois em duzentos anos muita barba se aparou. JCN

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...