sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2009, o segundo ano mais quente desde 1880




Informação do Goddard Institute for Space Studies da NASA (21/1/2010):


"NASA Research Finds Last Decade was Warmest on Record, 2009 One of Warmest Years

WASHINGTON -- A new analysis of global surface temperatures by NASA scientists finds the past year was tied for the second warmest since 1880. In the Southern Hemisphere, 2009 was the warmest year on record.

Although 2008 was the coolest year of the decade because of a strong La Nina that cooled the tropical Pacific Ocean, 2009 saw a return to a near-record global temperatures as the La Nina diminished, according to the new analysis by NASA's Goddard Institute for Space Studies (GISS) in New York. The past year was a small fraction of a degree cooler than 2005, the warmest on record, putting 2009 in a virtual tie with a cluster of other years --1998, 2002, 2003, 2006, and 2007 -- for the second warmest on record."


Para mais informaçoes ver aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

2009 o segundo ano mais quente? Talvez não !

O meteorologista Joseph D' Aleo e o programador informático E. Michael Smith acabam de apresentar os resultados de uma investigação que levaram a cabo, a qual veio revelar que o escândalo do Climategate não se restringe à Climate Research Unit da Universidade de East Anglia.

Eles descobriram que o GISS (Goddard Institute for Space Studies) e também a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), duas organizações governamentais dos Estados Unidos, têm vindo praticar uma capciosa manipulação de temperaturas, destinada a acentuar aquecimentos e a escamotear arrefecimentos.

Nada de que os cépticos já não desconfiassem, mas uma confirmação factual é sempre conveniente.

Acedendo ao site da KUSI News San Diego :

http://www.kusi.com/weather/colemanscorner/81559212.html

é possível observar, em vídeo, as declarações de E. Michael Smith e de Joseph D' Aleo.

Na parte final, quando o apresentador, indignado, interroga Joseph D' Aleo acerca das razões que teriam levado pessoas de organizações governamentais a proceder daquela maneira ("Joseph : this is the United States government ! How can they do this?"), Joseph D´Aleo diz que também ele se interroga todos os dias acerca do mesmo e conclui : "Follow the money".

Jorge Pacheco de Oliveira

Pinto de Sá disse...

Talvez seja estimulantes ler o seguinte:

http://www.americanthinker.com/2010/01/climategate_cru_was_but_the_ti.html

E ver também o vídeo aqui apresentado:
http://www.kusi.com/weather/colemanscorner/81559212.html

Cumprimentos,

Aristes disse...

E não seria interessante dar numeros? Que é que significa o mais quente, ou o segundo mais quente? Um grau acima da média? Dez graus?

Embora me pareça que o aquecimenbto global existe e é resultado da acção humana, cada vez me sinto mais desconfortável com este tipo de informação(?)

Fartinho da Silva disse...

Mais quente?? Só se for em Vénus! Porque não se diz:

"As reservas de petróleo financeiramente rentáveis estão muito perto do fim"?

Em que assuntos é que ecologistas, conservadores, progressistas, liberais, neoliberais, sociais-democratas, etc., etc. estão de acordo? Mas neste tema estão todos de acordo, será por razões sinceras ou por cinismo? Será porque todos necessitam uns dos outros neste momento?

A luta agora é perceber quem fica com o maior número de gotas do ouro negro.

Para os ecologistas e para a esquerda em geral, o aquecimento global é um tema "fraturante" e a responsabilidade é do homem porque a economia mundial não é planificada centralmente; para a direita, esta ideia é fantástica porque assim vai-se sensibilizando a população para a alteração energética que aí vem sem que as mesmas percebam o que realmente se passa.

Desta forma, evitam-se histerismos financeiros nas bolsas mundiais e evita-se o afundamento da economia globalizada. Enquanto isso, estados, universidades e grandes empresas investem milhares de milhões de dólares para encontrarem soluções energéticas alternativas que não ponham em causa todo o modelo de desenvolvimento assente na energia barata.

Portanto, ao contrário do que dizem aqueles que denunciaram a fraude nesta matéria, o climate gate não surgiu apenas por corrupção mas sim por puro pragmatismo.

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...