terça-feira, 3 de março de 2009

“A EVOLUÇÃO DA BÍBLIA” - EXPOSIÇÃO E COLÓQUIO


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

“A EVOLUÇÃO DA BÍBLIA”

No dia 3 de Março, pelas 15h, inaugura na Biblioteca GEral da Universidade de Coimbra a exposição “A Evolução da Bíblia” com o colóquio “Bibliocronias”, em que participam:

- Fernando R. de la Flor – Universidade de Salamanca
- Manuel Portela – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
- Elvira Fortunato – Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Nova de Lisboa
- António Pedro Pita – Director da Cultura do Centro
- Carlos Fiolhais – Director da BGUC (moderador)

- A exposição tem como objectivo percorrer a história do livro, desde o manuscrito único até à sua desmaterialização nos book readers, acentuando a passagem do objecto para a obra, do livro historicamente localizado num determinado espaço, como forma de gravação e fixação que liberta a obra da contingência do tempo, para a obra desmaterializada na qual a obra se liberta agora do constrangimento do espaço.

- Sendo a Bíblia o livro mais editado em todo o mundo, significando este título em português “livros”, tendo sido o primeiro livro impresso e aquele em que a evolução do livro, nas suas diversas alterações e formas de utilização se torna mais visível e, finalmente, considerada a riqueza dos fundos existentes na BGUC, foram seleccionados para expor os exemplares que melhor ilustram esta evolução.

- Serão igualmente expostos book readers carregados com a Bíblia, e um computador onde podem ser efectuadas pesquisas, e evidenciada uma nova forma de relação entre o que foi o papel do livro, enquanto registo ou gravação passiva de uma obra e de conteúdos, para a interactividade que pode tornar esse mesmo registo crítico e dialógico.

- Perspectivando o futuro do livro e da escrita será apresentado por Elvira Fortunato, num protótipo, uma experiência com papel electrocrómico.

Sem comentários:

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...