sábado, 2 de junho de 2007

TECNOLOGIA, CIÊNCIA E CIÊNCIAS SOCIAIS


Hoje em dia quase toda a tecnologia está baseada na ciência e é pela tecnologia que a ciência chega, em larga medida, à sociedade. Não admira por isso que as ciências sociais procurem analisar as complexas relações entre tecnologia, ciência e sociedade. Por vezes tecnologia é confundida com ciência. O termo “tecnociência” foi até muito usado para transmitir a ideia errada de que a ciência - o conhecimento do mundo orientado pela curiosidade humana - está subordinada à tecnologia - a procura de uma vida mais confortável no mundo. Mas, felizmente, esse termo tem vindo a ser cada vez menos usado...

A prestigiada revista “Análise Social”, fundada por J. Pires Cardoso e A. Sedas Nunes e hoje dirigida por José Machado Pais, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, dedicou um dos seus últimos números, mais precisamente o nº 181 (vol. XLI, 4º trimestre de 2006) ao tema “Tecnologia. Perspectivas críticas e culturais”. Foram seus organizadores Hermínio Martins, o reputado sociólogo português da Universidade de Oxford, e José Luís Garcia.

Recheado de interessantes artigos sobre o tema do título, o número é ainda enriquecido por um estudo de Manuel Correia, na rubrica “Estudos e Notas” sobre “Egas Moniz e a leucotomia pré-frontal: ao largo da polémica”, onde se analisa a grande controvérsia que aquele aquela técnica clínica, devida ao nosso único Prémio Nobel em Ciências, originou.

Uma nota final: a revista é revista por José Soares de Almeida, um dos melhores revisores literários portugueses. Quer dizer não tem praticamente gralhas.

1 comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...