domingo, 17 de junho de 2007

GRANDES ERROS - O SEXO E AS FLORES

Já perdi a conta à numeração nesta série dos grandes erros, de modo que o melhor é usar um subtítulo. E este subtítulo de cima - "O Sexo e as Flores"- é o título de um livro brasileiro que está à venda em Portugal. Há, de facto, títulos muito curiosos... Este poderá levar-nos a pensar que é um livro de educação sexual para os muito pequenos, recheado de histórias de flores, pólen e abelhinhas. Ou então, poderá levar-nos a crer que é um livro para os mais crescidos: sei lá, falando de sexo tântrico, no qual não devem faltar flores (além de velas e música suave).

Mas não. O livro trata do uso de essências florais para o tratamento de disfunções sexuais!!!

E não, não. Não basta cheirar as flores para a cura surgir. É preciso beber as flores, uma vez que as essências de flores silvestres devem entrar por via oral e não nasal, convenientemente diluídas em brandy e água mineral (é estragar o brandy, mas enfim...). Já Paracelso no século XVI tinha falado do poder curativo das flores, mas não tinha avançado o "tratamento" a esse ponto.

O autor de semelhante dislate é um ex-médico inglês (ex porque abandonou a medicina para enveredar pelo misticismo) Edward Bach (1886-1936). Ele inventou 38 "florais" que, como a banha da cobra, servem para tudo e para mais alguma coisa. Para tratar problemas sexuais também, a acreditar no livro da "especialista em florais" brasileira. Escusado é dizer que, apesar de ter havido vários estudos, não há qualquer prova que os preparados funcionem melhor do que o placebo, seja qual for o problema. Como acontece na pseudociência, trata-se de "engolir" a cura, desde que se "engula" primeiro a crença na cura. Mas não há milagres botânicos: ou alguém julga que pode curar a sífilis bebendo amores-perfeitos?

O tratamento floral, apesar de ineficaz, não é nada barato. As flores do campo são baratas. Desconfio que o custo não se destina apenas a cobrir o preço do brandy!

10 comentários:

Anónimo disse...

Qual é grande diferença, deste caso, em relação aos chás? O brandy? A temperatura?

José Luís Malaquias disse...

Eu diria que esta história começa a cheirar muito mal, o que, tratando-se de uma cura envolvendo flores, dá que pensar...

Vitor Guerreiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Cada um acredita naquilo que quer.

Anónimo disse...

Mesmo que este pedido implique de certa forma o florescimento deste negócio, faço-o na mesma - Volta aquecimento global, estás perdoado.

guida martins

Anónimo disse...

Ainda hoje num noticiário da SIC havia quem falasse seriamente de " medicina tradicional chinesa", que usava os "canais da energia" para curar. E havia "doutores" portugueses, de uma escola superior de medicina chinesa, a funcionar em Portugal.

Rui leprechaun disse...

A ignorância aqui dos comentadores do Rerum Natura em determinados assuntos sobre os quais manifestamente NADA sabem dá de facto que pensar... e muito!

Aliás, vou até começar pelo último comentário do p. sobre a "medicina tradicional chinesa".

Mas não vou discorrer sobre acupunctura, shiatsu, moxibustão... nada disso. Nem sequer referir o reconhecimento dessas prática pela OMS ou a sua integração com a moderna medicina quimioterapêutica em diversos países, e não só os "atrasados"!

Hoje em dia, que tanto se fala em medicina preventiva - prevenções acerca de tudo é o que mais há... em teoria! - que tal seria se adaptássemos o especial sistema remuneratório dos médicos na China Antiga, que eram recompensados pelo estado de saúde e não de doença dos seus concidadãos? E, quando estes adoeciam, além de os tratar gratuitamente ainda tinham de fornecer as respectivas mezinhas e tratamentos, tudo do seu bolso!

Enfim, seria um pouco radical para os tempos que correm, convenhamos... ;)

Isto leva-me já directamente a focar um aspecto inteiramente descabido e falso no artigo, quando se afirma que o tratamento floral, apesar de ineficaz, não é nada barato. As biografias de Bach afirmam que, quando ele desenvolveu os seus florais, tratava os pacientes gratuitamente. Logo, por certo não foi qualquer intuito comercial ou desonesto que o moveu!

O preço dos florais de Bach é relativamente modesto, cerca de 10-12€ por cada frasco de 10ml e que duram imenso tempo, já que apenas se utilizam algumas gotas por dia, num tratamento normal.

O que pode encarecer este tipo de terapias não convencionais é a ausência de comparticipações. Mas em relação aos florais essa questão nem se põe, diga-se!

Por fim, estas essências NÃO servem para tratar directamente doenças físicas mas tão somente desiquilíbrios emocionais ou estados de alma, afinal.

No total, existem 38 florais de Bach cada um específico para um determinado estado emocional. Se são eficazes ou não? Simples! If the proof of the pudding is in the eating... taste it, simple as that!!! :)

Para terminar, não li o livro da sexóloga brasileira, mas apenas referências ao mesmo. É óbvio, pelo que disse acima, que o uso dos florais de Bach neste caso se dirige essencialmente à cura dos distúrbios psicossomáticos que podem estar na origem das tais disfunções.

Ainda uma nota final para sublinhar que estas terapias alternativas e naturais podem também ser complementares de qualquer tratamento médico convencional, não há oposição alguma em especial porque, repito, os florais actuam sobre as causas emocionais e não somáticas dos distúrbios físicos, se bem que as primeiras precedam de facto as segundas, pelo que o tratamento causal primário deverá ser o mais eficaz... Bach says! :)


PS: Ah, sim! As flores do campo são baratas. E os perfumes feitos delas?! ;)

Rui leprechaun disse...

O autor de semelhante dislate é um ex-médico inglês...

Ainda mais um acréscimo, só para de facto desmascarar a completa falta de seriedade... e vergonha, óbvio!... com que neste espaço, pretensamente científico, continuam a ser (mal)tratados assuntos de que os respectivos autores provavelmente só ouviram falar no dia anterior... ou quase!

Que razões nos são apresentadas para considerar "dislate" o tal poder curativo das flores? Naturalmente, suponho que a ignorância do autor deste libelo medíocre não se estende ao desconhecimento da fitoterapia, sendo aliás o reino vegetal uma fonte de investigação vastíssima na moderna quimioterapia. A este respeito, desde há vários anos as grandes empresas farmacêuticas vêm investigando, e com sucesso, a riqueza botânica das florestas tropicais e sub-tropicais, procurando identificar as plantas curativas que os nativos dessas regiões desde sempre utilizaram empiricamente, porque o poder terapêutico das plantas existe independentemente da ciência o reconhecer ou não!

Logo, onde está a grande surpresa de as flores conterem eventualmente substâncias com poderes curativos, quer do corpo quer da mente? Ou será que tal só é cientificamente aceitável se a sua comercialização for feita pelas grandes multinacionais, e de preferência através da síntese do produto activo, desprezando toda a riquíssima teia de ultra-complexas interacções presentes no reino vegetal e ainda impossíveis de serem replicadas - nem de perto nem de longe! - pela incipientíssima ciência humana?!

E que estudos são esses que equiparam os florais a placebos? Quem os efectuou, onde e quando foram realizados e publicados? Pelo menos, um linkzito... só um!... não ficava mal e até dava um ar mais sério à incredulidade indignada...

Quanto à crença na cura, tal é uma evidentíssima verdade de La Palisse, óbvio! Ou alguém vai ao médico, bruxa, curandeiro, astrólogo ou quejandos se não tiver um mínimo de fé e esperança que o seu sofrimento - físico ou psicológico - pode ser minorado?

Por fim, volto a repeti-lo: espero que os autores deste blog sejam muitíssimo melhores a fazer ciência do que a tentar desfazer a "ciência" dos outros. É que, neste particular e até ver, nem me estou a recordar de nada de jeito que até hoje tivesse lido por aqui. Muita... por vezes até pouca, como neste caso!... pseudo-erudição mas nada de concreto para desmascarar as tais superstições, misticismos, banhas da cobra e sei lá que mais!

Mas enfim, talvez ainda um dia se possa ler alguma crítica com pés e cabeça, afinal aqui o crente nos milagres sou eu... e fé não me falta em Deus!!! :D

Anónimo disse...

Santa ignorância a dos comentadores da Rerum Natura... pois não foram as plantas e as flores, desde sempre, os curadores dos males humanos? Donde pensam eles que são extraídos os pricipais componentes das suas pílulas diárias, assepticas e industrializadas, depois de encherem os bolsos dos donos dos laboratórios????
Leprechaun, agradeço as tuas sábias palavras!

Anónimo disse...

Boa noite.

Olha eu tomo floral à 4 anos e posso lhe assegurar que é muito eficaz, apesar de não tomar pelos motivos acima citados.

Aqui no Brasil é muito barato. Aliás já foi mais, agora que está na moda subiu de preço.

É maravilhoso, é um remédio para a alma. Os florais fazem em um ano o que a psicanálise não consegue em 10 anos.

Que já tomou pode dizer. Eu era uma pessoa muito triste, revoltada e extremamente pessimista. Não tinha auto-estima. Hoje estou 80% melhor, mais otimista, mais esperançosa e tudo de bom.

Pode melhorar a libido se o problema estiver ligado ao psicológico, algum trauma, pois os florais ajudam a eliminar traumas.

EU AMO FLORAIS E VOU TOMAR PARA SEMPRE, POIS SÓ FAZ BEM.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...