terça-feira, 12 de junho de 2007

Novas ideias em comunicação de ciência


Novas ideias, estratégias e abordagens na comunicação de ciência serão discutidas no próximo sábado por muitos interesados neste tema. No dia 16 de Junho de 2007 vai realizar-se no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC-INEB), Porto, o segundo Encontro Comunicar Ciência em Portugal (IIECCP). Este encontro é dirigido a todos os investigadores, jornalistas, comunicadores de ciência, professores, artistas, entidades ou editoras científicas e outros interessados em actividades de comunicação de ciência envolvendo a comunidade científica e a sociedade.

Frank Burnet (UK), Andrew Moore (EMBO) e Steve Yearley (UK), são os três oradores convidados, de elevado renome a nível internacional. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as suas experiências, de apresentar e conhecer trabalhos desenvolvidos em Portugal que envolvem a comunidade científica. Explorando temas como “Comunicar com o Público” ou “Os Cientistas e os Media”, o programa do encontro foi delineado a partir dos "abstracts" submetidos pelos participantes e pode ser consultado aqui. A partir das diferentes sessões, serão formadas mesas de trabalho e de discussão cujos resultados serão debatidos, em conjunto, ao final do dia.

Com esta iniciativa, agenda-se também o lançamento oficial do site http://www.comunicar-ciencia.org/, desenvolvido pelo Comunicar Ciência como plataforma de contacto e de suporte, principalmente, a investigadores no diálogo com os media. Este website conta com o apoio financeiro dos programas POCTI e FEDER, geridos pela FCT e pelo Ciência Viva, e com a colaboração da Associação Viver a Ciência, que apoia também o projecto Comunicar Ciência e este evento.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...