quinta-feira, 7 de junho de 2007

Vale a pena ler

Título: Big Bang: The Most Important Discovery of All Time and Why You Need to Know About it
Autor: Simon Singh
Editor: Harper Perennial, 2005, 544 pp.

"Os gregos adoravam uma boa discussão, e por isso uma comunidade de filósofos examinava teorias, questionava a argumentação em que se baseiam e em última análise escolhia a mais convincente. Ao invés, em muitas outras culturas as pessoas não se atreviam a questionar a sua mitologia. Cada mitologia era, na sua própria sociedade, um artigo de fé." -- Simon Singh

4 comentários:

Anónimo disse...

O Big Bang é um artigo de fé, não é uma descoberta científica. Como, aliás, bem salientou o próprio criador do termo "Big Bang".

Desidério Murcho disse...

A existência do Big Bang é uma hipótese científica. Hoje, mais plausível do que qualquer outra. E não é um artigo de fé, dado que qualquer cientista pode colocar a sua existência em causa. Só que tem de se dar ao trabalho de argumentar. Este livro descreve, precisamente, a imensa viagem de descoberta da origem do universo.

Anónimo disse...

Visito esporadicamente este site, e costumo ler os comentários feitos aos posts.

Vejo que muitas vezes o jlc faz comentários sobre várias questões de fisica e de biologia evolutiva. Ora, tenho a dizer-lhe caro jlc, que você parece entender realmente muito pouco de ciência! Será que tem formação na área (alguma licenciatura, mestrado ou doutoramento em física ou bilogia)? É que realmente não parece...

Parece ser um radical religioso ou qualquer coisa do género!

Ainda bem que você não é islâmico, porque se fosse, com a sua atitude radical, acreditaria concerteza que se se fizesse explodir e matasse uns quantos infieis iria para o paraiso onde estraiam à sua espera 7 virgens. Nada mau, hein?

Anónimo disse...

Caro Zé:

Sim, tenho formação superior em Física. Não, nunca comentei nada sobre especificamente biologia evolutiva. Sim, tenho feito algumas observações sobre aspectos que são do meu domínio académico. Não, não sou um radical religioso. E discordo da sua visão muito redutora do islamismo.

Caro Desidério:

A hipótese do BigBang é, na melhor das circunstâncias,uma hipótese metafísica. Repare que, em rigor, é algo que acontece antes do próprio tempo físico e prévio às leis e constantes físicas. Não há física do BigBang. É um postulado que serve unicamente para contentar a razão, mas não é nada que alguma vez se possa, por exemplo, falsificar. Podiamos pensar inferi-lo a partir dos dados astronómicos. Porém, tal demanda teria pouco sucesso, pois os dados astrómicos nunca seriam suficientes para apontar inequivocamente para o Big Bang. Isto, para além dos dados astronómicos actuais apontarem para muitas direcções. Algumas das quais bem longíquas do Big Bang.
O Big Bang só faz sentido como "Fiat Lux". Por alguma razão foi pensada pelo padre Lemaître

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...