quarta-feira, 13 de junho de 2007

O que é que os esteróides sexuais têm a ver com a voz e o canto?


Informação divulgada pelo Fórum Internacional dos Investigadores Portugueses:

Os castrados (Castrati) são um exemplo histórico de como variações nas concentrações de hormonas esteróides sexuais podem interferir com a qualidade vocal de um indivíduo. O sistema endócrino feminino é ainda mais complexo do que o masculino. Bióloga de formação, Filipa Lã, 32 anos, é investigadora na Universidade de Aveiro e soprano: vai falar-nos disto e interpretar canções de M. Sousa Santos sobre poemas de António Botto, acompanhada do pianista Francisco Monteiro. O ciclo menstrual, a menopausa e os efeitos do uso de certos medicamentos contendo esteróides sexuais sintéticos são temas do debate. A organização é do jornal Ciência Hoje e do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses. A sessão acaba com a actuação do grupo de música tradicional «Chamaste-m'ó». Como começa às cinco dá direito a chá verde e scones.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este "www.cienciahoje.pt" é o mesmo de que Jorge Buescu e Carlos Fiolhais diziam tão mal em 23 e 31 de Maio.2007 neste blog? Estou um bocado confuso, por favor, elucidem-me.
Obrigado, um abraço.
Um Confuso.

Anónimo disse...

Para ser educado creio que, no mínimo, isso é programa para metrosexuais ! Apre
JNAS

Anónimo disse...

Quando acima escrevi Maio, quereria dizer Março, como sabem.
As minhas desculpas.

Ainda Confuso.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...