quinta-feira, 21 de junho de 2007

Prémio Príncipe de Astúrias de Investigação

Foi anunciado ontem o prémio Príncipe de Astúrias 2007 de Investigação Científica e Técnica. Atríbuido a dois grandes nomes da Biologia do Desenvolvimento, Ginés Morata e Peter Lawrence, o prémio deste ano homenageia uma carreira dedicada aos mecanismos celulares envolvidos na formação dos organismos. Do embrião ao adulto, com implicações para o cancro e envelhecimento, o trabalho destes dois cientistas foi desenvolvido em Madrid e em Cambridge.

Com uma colaboração extensa, que se iniciou no Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, tanto Morata como Lawrence, têm demonstrado ao longo dos anos o que é fazer “ciência pela ciência”, sempre procurando avançar o conhecimento científico. O seu trabalho foi pioneiro em temas como o funcionamento dos compartimentos biológicos como unidades funcionais que regulam, mediante gradientes moleculares e sob a influência de conjuntos de genes, o programa de desenvolvimento embrionário. Utilizando como modelo principal a mosca da fruta (Drosophila melanogaster), esforçaram-se por esclarecer e compreender os processos morfogenéticos durante o desenvolvimento embrionário e abordaram questões de imensa complexidade como a função de alguns genes altamente conservados desde os insectos ao Homem, assim como a formação dos orgãos.

Este prémio pretende ressaltar também a importância da escola espanhola de Biologia de Desenvolvimento que tem sido fundamental para esta disciplina, tanto a nível nacional como internacional.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...