domingo, 18 de novembro de 2012

Camilo e a Química: Os narcóticos e o envenenamento de D. João II




(...) Narcóticos” não quer dizer que ele seja um extracto de papoila ou essência de morfina (…) é o mesmo que chamar “linimento de sabão com ópio” à tintura de iodo e “clister de linhaça” a uma injecção de petróleo e aos beliscões “beijos”! A modéstia acrisolada tem aberrações metafóricas. Chamar-se um sujeito a si “suporífero”, quando toda gente, depois de o ler, bebe láudano de Sydenham para dormir (…) [Camilo Castelo Branco, Os narcóticos, vol I, 5ª edição, 2007, Bonecos Rebeldes, 1ª edição, 1882]

Camilo Castelo Branco no primeiro volume de Os narcóticos defende a tese de que D. João II foi envenenado. Para tal, socorre-se das descrições da época, em especial das de Garcia de Resende e de D. Agostinho Manuel de Vasconcelos. Também a comprovada incorruptibilidade de cadáver do monarca, a qual se manteve, com mais ou menos nariz, segundo a prosa irónica de Camilo, até à passagem dos franceses por Alcobaça, concorreria como prova desse envenenamento. 

A incorruptibilidade do cadáver não poderia ter origem na sua santidade, ou não tivesse o monarca sido, segundo Camilo, homicida traiçoeiro, implacável destruidor dos seus parentes, o primeiro que em Portugal perseguiu judeus vindos de Castela (…) devasso que em matéria de sexto mandamento era só acenar-lhe (...) 

Desta forma, a incorruptibilidade do cadáver só poderia ser de natureza química. E, dado que não há notícia de embalsamamento nem condições favoráveis no enterramento do rei, a incorruptibilidade do cadáver deveria ter origem no veneno. 

Camilo sintetiza tudo isto com o humor negro: As podridões modernas pegam-se aos santos incorruptos. Tudo podre. Sem o auxílio da química, já não se arranja hoje uma múmia.

Camilo refere explicitamente o arsénico (na realidade o óxido de arsénico) um veneno de eleição por não ter cheiro ou sabor e ser, por isso, na altura muito difícil de detectar. Consultou José Carlos Lopes, lente da Escola Médico-Cirúrgica, o qual não é conclusivo sobre a relação entre incorruptibilidade e envenenamento: não escasseiam condições para explicar o fenómeno que tem santificado um avultado número de patifes (…) não carece de recorrer-se de uma causa que se presta a contestação.”

Na altura eram conhecidos muitos outros venenos além do arsénico, nomeadamente o acónito, o meimendro, a cicuta, os cogumelos venenosos do género Amanita, o ópio e a beladona. A noz vómica, que contém estricnina, começava também a ser conhecida. E sabia-se que podia ser obtido um veneno poderoso (contendo cianeto) por destilação de folhas de louro cerejo. No entanto, a maior parte destes venenos origina sintomas característicos ou é de fácil detecção e nenhum, além do arsénico, origina sintomas semelhantes aos descritos para as crises de D. João II.

Oliveira Martins, Braacamp Freire, Pinheiro Chagas e outros historiadores foram da mesma opinião que Camilo. No entanto, com base nos sintomas descritos pelos cronistas, o professor Ricardo Jorge e o médico António de Lencastre não concordaram com a tese de Camilo, atribuindo as crises e a morte do monarca a uremia como consequência de uma nefrite crónica. 

Assim, actualmente a maioria dos historiadores é da opinião de que D. João II não foi envenenado e só haveria uma forma de confirmar ou invalidar as suspeitas: encontrar os ossos do monarca e fazer a análise química destes para detectar arsénico ou de outros venenos inorgânicos.

Estranhamente, ou não, dado o título, quase não há outras referências a narcóticos ou drogas no resto do livro. E, no entanto, para pagar as dívidas, incluindo as do fisco, Camilo teve de vender a sua valiosa e extensa biblioteca ao Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, facto que refere com amargura anestesiada: Na minha idade, depois de trinta anos de trabalho, o escritor que vende os livros para não ser devedor insolúvel despede-se deles com um grande desvanecimento de ter nascido em Portugal (…)

4 comentários:

joão boaventura disse...

Possivelmente morreu, não pelo veneno em si mas por overdose do mesmo.

Relembra a morte de Sócrates que pereceu não por ter bebido cicuta, mas cicuta em excesso.

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...