quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SÃOS E SALVOS


A ciência pode tratar das rochas no interior do planeta, da resistência dos materiais mais duros, das leis da mecânica, da propagação de ondas electromagnéticas, dos órgãos no interior do corpo e do cérebro humano. Mas pode pouco sem o seu braço - a tecnologia - que permite sondar os terrenos, fabricar e operar brocas de diamante, construir elevadores especiais movidos a gruas e roldanas, enviar em tempo real imagens através de fibras ópticas e transmiti-las a todo o mundo, medir sinais vitais do organismo humano e tentar resolver complicadas questões psicológicas. É não só a ciência, mas também e principalmente a tecnologia que, num esforço interdisciplinar sem paralelo, está a tirar, um a um, os 33 mineiros das entranhas da Terra, no deserto do Atacama, no Chile, como num parto difícil mas no final bem conseguido. Tal como previ aqui há algumas semanas atrás. Claro que há sempre riscos imprevisíveis, mas a capacidade de previsão baseada na ciência e na tecnologia é notável.

(Clique a imagem para ver melhor a tecnologia da operação de salvamento).

6 comentários:

Anónimo disse...

Sãos e salvos graças à ciência!

Bendita seja ela entre nós!

Miguel Galrinho disse...

Numa altura em que estou a ler o livro de António Manuel Baptista "O Discurso Pós-Moderno Contra a Ciência", onde este cita frequentemente autores que consideram que a ciência não passa de uma construção social com tanta validade como qualquer outra, dá-se este resgate, que é uma vitória absoluta da ciência e da tecnologia. Apropriado!

Ana disse...

A ciência, a tecnologia e a sociedade, unidas num esforço inaudito. Um momento emocionante para todos, como pessoas. Hoje, somos todos um pouco chilenos :) e o nosso coração bate em compasso com os destes 33 heróis. Precisamos de mais histórias assim no nosso dia a dia...precisamos de acreditar que o futuro é possível e que a vida é bela. Hoje, graças a este milagre tecnológico, científico, social e humano, a vida foi bela.

Ana disse...

Engraçado que já se fazem alusões a Fátima... no entanto, o resgate começou no dia 12 Chileno, e não 13, como se pretende. E embora a padroeira dos mineiros seja Sta Bárbara :p. :D E o facto de os mineiros serem 33 já está a ser ligado à suposta idade de jesus quando foi crucificado (33?). E mais o facto de 13 + 10 + 10 = 33 (qd o resgate começou no dia 12...). Ele há coisas giras, há... :D

Pedro M. S. Monteiro disse...

Pena no nosso país não se dar valor ao conhecimento rigoroso...

Bípede Falante disse...

Esse resgate foi mesmo incrível e emocionante!!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...