quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

“Ciência e Religião”




22 / Janeiro / 2015 - 21:15 h



No próximo dia 22 de Janeiro de 2015, pelas 21h15, no RÓMULO– Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no piso térreo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, terá lugar um debate subordinado ao tema Ciência e Religião”, com  Álvaro Balsas, Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, Braga.
Álvaro Balsas nasceu na Figueira da Foz, em 1963. Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, foi Assistente de Física na Universidade de Aveiro, onde prestou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na área de Mecânica Quântica. Fez estudos de Filosofia na Universidade Católica (Braga)  e de Teologia (Madrid e Berkeley, USA), tendo obtido o grau de Mestre em Teologia Sistemática, com a tese Divine Action and the Laws of Nature: An Approach Based on the Concept of Causality Consonant with Contemporary Science. É doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese Realismo e Localidade em Mecânica Quântica - “interpretações ontológicas da Mecânica Quântica”. Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, ensina as disciplinas de Cristianismo e Cultura, Lógica, Estatística, Filosofia da Natureza, Filosofia Medieval,  Origens do Cosmos e do Homem, Temas e autores de Filosofia Contemporânea e Desencontros contemporâneos entre religião e ciência.

Tem desenvolvido e publicado a sua investigação em revistas nacionais e estrangeiras, nas áreas de Fundamentos e Filosofia da Mecânica Quântica, de Física da Matéria Condensada, de Filosofia da Ciência e de Ciência e Religião, sendo também Adjunto do Director da Revista Portuguesa de Filosofia e membro do júri do prémio da sociedade portuguesa de filosofia. É sacerdote e membro da Companhia de Jesus.

A sessão é aberta a quem pretender debater o tema com Álvaro Balsas. O convidado será apresentado por Carlos Fiolhais, Director do Centro.

Para mais informações:

RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                    Maria Manuela Serra e Silva ou Maria João Oliveira
                    Telefone – 239 410 699,
                    E-Mailccvromulocarvalho@gmail.com
                    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773
      Endereço: Departamento de Física (rés do chão)  
                       Universidade de Coimbra                  
                       3004-516 Coimbra   

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria interessante vir a ter acesso a uma gravação no you tube

Francisco Domingues disse...

Gostaria de estar presente para ouvir tal "sumidade". Pelo seu currículo, deverá ser sumamente abrangente e nada faccioso ou fundamentalista. Entre muitas perguntas que lhe faria, eis uma nuclear: "Como, sendo professor de filosofia, consegue aceitar o inaceitável, por irracional, que é ensinar o racionalismo cartesiano da dúvida metódica, por um lado e, por outro, aceitar todas as falsidades ensinadas pela Igreja católica em particular, mas também por todas as religiões, em geral, estando mais que provado que tudo foi inventado pelos fundadores do cristianismo, desde a suposta gravidez da Virgem pelo Espírito Santo inexistente, tendo nascido um menino que é o Cristo, o Filho de Deus, etc.,etc., sendo ontologicamente impossível, por ser INFINITO e ETERNO, que Deus possa ter um Filho, obrigando-se a Igreja a inventar o inconcebível e perverso mistério da Santíssima Trindade?"
Para mais, veja-se o meu blog "Em nome da Ciência", onde estes e outros temas afins têm sido tratados desde 2011. Neste momento, analiso semanalmente, a (in)veracidade de toda a Bíblia, tendo começado no Génesis e indo no Livro dos Juízes.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...