sexta-feira, 9 de março de 2012

Os cientistas


Destque para a crónica semanal de José Luís Pio de Abreu no "Destak" de hoje:

Por detrás de toda a nossa vida, existe o trabalho dos cientistas. Graças a eles, a esperança de vida aumentou, comunicamos sem limites, produzimos bens, construímos pontes, edifícios e cidades, inventamos fontes energéticas e usamo-las, viajamos por outros planetas, e, sobretudo, resolvemos os problemas que se nos colocam.

Para tudo isto, usamos as técnicas que resultam da ciência, e usamo-las segura e responsavelmente. É certo que uma ponte pode cair, um edifício ruir, uma plantação pode envenenar o ambiente, uma central energética pode explodir, um tratamento mal administrado pode causar a morte ao doente. Em todos estes casos se chamam os peritos que, munidos das regras e consensos científicos, podem resolver o problema ou responsabilizar quem errou, e aprender com os erros.

Só existe uma ciência onde não existem consensos, não se aprende com os erros nem tão pouco se corrigem, e onde ninguém assume responsabilidades apesar das nefastas consequências das suas decisões: é a chamada ciência económica. Às vezes também se chamam peritos. Os últimos que se reuniram suportaram na sua ciência a retirada do subsídio de férias e de natal.

Mas afinal, que ciência é esta? É tempo de perceber que a economia não é uma ciência. É pura política baseada em ideologias mas travestida de ciência. Usa termos esdrúxulos para cegar o cidadão comum. Dita aos políticos leis complicadas que só os iluminados entendem. Mas não faz senão contas de merceeiro.

José Luís Pio de Abreu

1 comentário:

Joaquim Manuel Ildefonso Dias disse...

Ex.mo Dr. José Abreu;

"É tempo de perceber que a economia não é uma ciência."

Eu não concordo, e digo-lhe já a razão. Considero antes que é tempo de perceber as contradições do capitalismo; é a estrutura do sistema económico que deve ser posta em causa, e não a ciência da Economia, esta, pertence ao grupo das ciências de matemática aplicada, cujos modelos teóricos são tão correctos como os da Física.
É, tanto como as outras ciências, património valioso do homem, creio.

Cordialmente,

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...