segunda-feira, 19 de março de 2012

Gestão da Água – Incertezas e Riscos

Recensão publicada na imprensa regional.

Da autoria e coordenação do Professor Emérito António Betâmio de Almeida (Instituto Superior Técnico), o livro “Gestão da Água – Incertezas e Riscos”, publicado pela Esfera do Caos, em Setembro de 2011, e primeiro título da nova colecção "Água, Ciência e Sociedade", é de referência incontornável pela excelência científica do conteúdo, compaginado que está com vários exemplos concretos de estudo de caso. Estes são coligidos no quinto e último capítulo do livro e são da autoria de vários professores e especialistas de referência nesta temática interdisciplinar, a saber: Maria da Conceição Cunha, Maria do Céu Almeida, João Paulo lLeitão, Sérgio Teixeira Coelho, Laura M.S. Caldeira, Teresa Viseu, Maria Manuela Portela, M.G. Brito, L. Bragança, C. Coelho, R. Silva, F. Veloso-Gomes, F. Taveira-Pinto, Luísa Pinho e Filomena Martins.

Ao longo dos primeiros quatro capítulos do livro, o autor introduz o contexto da problemática na sociedade contemporânea, define o conceito de risco, a operacionalização da gestão do risco, e finaliza com algumas reflexões e análises críticas.

Este livro apresenta a problemática das incertezas e riscos na gestão dos recursos hídricos com um profundo pragmatismo, fruto da experiência do autor nesta área, e uma fluência didáctica constante ao longo do texto, tornando-o muito útil a estudantes e profissionais interessados. Mas a clareza com que está escrito permite que o público não especializado também dele tire ensinamentos.

É que a gestão da água diz respeito a todos e a racionalização dos conceitos de incerteza e riscos associados peca por ser pouco popularizada. Neste período de seca prolongada, a sua leitura refresca a necessidade de uma maior literacia sobre os riscos que condicionam a própria biodisponibilidade da água, indispensável à vida.

Título: “Gestão da Água – Incertezas e Riscos. Conceptualização Operacional”,
Autor: António Betâmio de Almeida
Editora: Esfera do Caos
ISBN: 978-989-680-044-4
1ª Edição: Setembro de 2011
240 páginas.

António Piedade

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...