sexta-feira, 9 de março de 2012
ONZE GRANDES INOVAÇÕES
Minha crónica hoje no semanário "Sol":
A revista norte-americana National Geographic acaba de publicar um número especial sobre “100 descobertas científicas que mudaram o mundo”, onde inclui onze descobertas (em inglês breakthroughs) que estão a mudar o mundo e cujo alcance é ainda imprevisível. Eis, com um meu comentário breve, a escolha dessa revista, por ordem alfabética:
1- Computação da nuvem (Cloud computing). O Gmail é um exemplo simples de um serviço acessível a todos que está algures. Grande parte da nossa informação está na “nuvem”... Os problemas são a privacidade e a segurança.
2- Geoengenharia. Uma solução para o problema do aquecimento global poderá ser o sequestro do dióxido de carbono na terra ou no mar há propostas mais radicais como chapéus de sol gigantescos.
3- Gravidade quântica. Este é o problema da unificação das forças na física, um sonho perseguido por Einstein e hoje por muitos outros na sua esteira.
4- Matéria programável. Trata-se de matéria que forma diferentes objectos por inputs externos ou pré-programação. No laboratório já há origamis que se fazem sozinhos.
5- Medicina regenerativa. O nosso corpo pode ser visto como um conjunto de células, tecidos ou órgãos que podem ser aproveitadas como peças suplentes em caso de dano. As células estaminais prometem ser muito úteis neste domínio.
6- Nanomedicina. Uma aplicação consiste em criar partículas muito pequenas que conduzam uma ou poucas moléculas para aplicação local, por exemplo num tumor cancerígeno.
7- Organismos geneticamente modificados (OGM). Tema muito controverso, o certo é que os OGM estão entre nós não só na alimentação como na medicina: por exemplo, bactérias modificadas fazem insulina para diabéticos.
8- Planetas semelhantes à Terra. Em cada mês aumenta o número de planetas descobertos fora do sistema solar. E a busca continua, com om olho sobretudo naqueles que são parecidos com o nosso e poderão, por isso, albergar vida.
9- Realidade aumentada. Com esta tecnologia a realidade é estendida com a sobreposição de elementos visuais, auditivos ou outros. Um exemplo é o filme “Quem tramou Roger Rabbit”, mas há exemplos talvez não tão divertidos mas mais úteis.
10- Supercondutividade à temperatura ambiente. A funcionar em grande escala, seria a transmissão de energia eléctrica sem perdas, uma enorme poupança energética.
11- Tranformação em Terra (Terraforming). A questão é como tornar Marte habitável. Não é ficção científica: os marcianos seremos nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário