A escrita tem sido, nas últimas décadas, uma área de aprendizagem desprotegida. Entende-se, genericamente, que se os alunos lerem, e lerem muito, aprenderão a escrever. Ora, se esta estratégia resulta com alguns, não resulta com a maioria. A leitura e a escrita requerem processos didácticos diferentes, sendo que a escrita última beneficia com o ensino estruturado e explicito. Apesar deste tipo de ensino estar contemplado nos programas de Língua Portuguesa, sobretudo no mais recente, a sua expressão em sala de aula, apesar de pouco documentada, parece estar aquém do que seria desejável para se conseguirem boas prestações dos nossos alunos.
Para aprofundar este assunto, realizam-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra duas conferências proferidas pelos autores dum programa de escrita para diversos níveis de escolaridade (Self-Regulated Strategy Development) e cuja aplicação em contexto escolar tem dado resultados muito animadores.
Esses autores, Karen Harris e Steve Graham, professores da Universidade de Vanderbilt, assemelham o que se passa em matéria de ensino da escrita no seu país, EUA, ao que se passa nosso, pelo que o referido programa terá o maior interesse para professores e outros educadores portugueses.
Conferência: "Teaching Writing Strategies - The State of the Art", dia 7 de Março, às 16:30
Conferência "Evidence-based Practices In Writing", dia 9 de Março, às 14:30
Local: Auditório da FPCEUC
A entrada é livre
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A ARTE DE INSISTIR
Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Por Eugénio Lisboa Texto antes publicado na Revista LER, Primavera de 2023 Dizia o grande dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, que ning...
-
Meu texto num dos últimos JL: Lembro-me bem do dia 8 de Março de 2018. Chegou-me logo de manhã a notícia do falecimento do físico Stephen ...
Sem comentários:
Enviar um comentário