sexta-feira, 9 de março de 2012

HULK E A MAÇONARIA: SOBRE "DARWIN AOS TIROS" 3


Como não há duas sem três, transcrevo aqui mensagem recebida de outro leitor de "Darwin aos Tiros e Outras Histórias" (com David Marçal):

"1- Na secção "O incrível Hulk" relacionam, e bem, as personagens Hulk e o monstro de Frankenstein. No entanto o Hulk pode também ser relacionado com o conto de Robert Louis Stevenson, "O estranho caso de Dr. Jekyll and Mr. Hyde", em que um médico, após uma experiência, se transforma num monstro agressivo.

2- Na secção "Turismo de Lisboa tem de chamar Dan Brown", tenho dúvidas que o termo "primeira loja maçónica" seja adequado ao Grande Oriente Lusitano (GOL), porque, pelo menos actualmente, o GOL é uma obediência, como tantas outras (Grande Loja Regular Portuguesa (GLRP) que é regular, a Grande Loja do Direito Humano que é mista, ou a Grande Loja Feminina de Portugal (GLFP) que é irregular); e como obediência que é, é constituída aí sim por lojas. No final do livro, vi que consultaram os 3 volumes da História da Maçonaria do A. H. Oliveira Marques, que é uma boa referência. Para tentar elucidar nesta questão, sugiro o site do GOL http://www.gremiolusitano.eu/gol/grande-oriente-e-constituicao-1801-1806.

Note-se que tudo isto são preciosismos da minha parte, que em nada retiram a qualidade do livro. Muito pelo contrário. Adorei ler, e vou recomendar.


João Monteiro"

Agradeço os comentários. Quanto ao primeiro, sim, poderia ter referido om romance de R.L. Stevenson, que viria a propósito. Quanto ao segundo, apesar de ignorante nas questões mais secretas da maçonaria (a Gradiva acaba de publicar a investigação do DN sobre essa associação) li com gosto o primeiro volume do livro de Oliveira Marques, que conta a história da maçonaria (o autor é, além de maçon, um grande historiador), para poder dizer o que disse: que no século XVIII começaram a surgir as primeiras lojas maçónicas na capital portuguesa.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...