sexta-feira, 9 de março de 2012

ERRO NO CALENDÁRIO: SOBRE "DARWIN AOS TIROS" 2


Ainda outra carta de um leitor sobre o meu último livro. O facto de o meu mais recente livro de divulgação, "Darwin aos Tiros e outras Histórias", com David Marçal, saído na Gradiva, ter tido muitas vendas, permitiu aos autores o gosto de terem tido muitos olhos a examinar o texto, tendo encontrado algumas gralhas e erros, que são corrigidos aqui e serão corrigidas em próximas edições. Como pobre desculpa da diferença de um dia, só posso dizer que "errar é humano", o que não é, de facto, novidade nenhuma.

Trancrevo, com os devidos agradecimentos, a mensagem recebida de Joaquim Bispo:

"Ao ler um capítulo do seu livro Darwin aos Tiros – Um buraco de onze dias –, detetei dois erros de aritmética simples. Vários sites da Wikipedia confirmam a parte do seu capítulo que diz: “o dia 15 de Outubro surgiu (…) logo após o 4 de Outubro”. Afirma o título do capítulo e o seu texto: “criando um ‘buraco’ de onze dias no calendário”. No entanto, os dias que estão entre estes dois são apenas 10 e não 11, como se depreende do seu texto e dizem os sites: “Omitiram-se dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582)”

O segundo erro vem logo a seguir: “O dia 1 da Janeiro de 2011 no calendário gregoriano é o dia 19 de Dezembro de 2010 do calendário juliano”, diz o seu texto, que desdiz o que acabou de dizer. Uma simples contagem pelos dedos revela que 1 de Janeiro sem os seus 11 dias cairia no dia 20 de Dezembro. No entanto, como na verdade foram retirados apenas 10 dias, o dia 1 de Janeiro de 2011 no calendário gregoriano é o dia 21 de Dezembro de 2010 do calendário juliano.

Como gosto destas temáticas, eu próprio já escrevi sobre o assunto e os correlatos:

O ano bissexto


Joaquim Bispo."

2 comentários:

Fabio Chalub disse...

Errata errada, pois o calendário juliano e gregoriano continuam a divergir. Com os anos bissextos de 1700, 1800 e 1900 (que só existem no calendário juliano) a diferença aumentou de 3 dias desde a introdução do calendário gregoriano. (Exemplo: a revolução russa foi no dia 25/10 no calendário gregoriano usado à época na Rússia; quando a URSS adotou o calendário gregoriano,
saltaram de 31/1 para 14/2/1918, um salto de 14 dias e as celebrações da revolução passaram para o dia 7/11).

Além disto, do dia 1 para o dia 2 passa-se 1 dia (e não zero) e portanto de 4 a 15 passam-se 11 dias. (Lembre-se que Jesus ressuscitou no terceiro dia; de sexta-feira para o domingo).

joaquim bispo disse...

Chalub, sou incapaz de rebater os seus argumentos por não reconhecer a perdigota nesta bota. Sugiro, no entanto, que confronte os significados de “salto”, do seu texto, e “buraco” do texto em causa.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...