terça-feira, 20 de setembro de 2011

CIENTISTAS CONTAM PORQUE ESCREVEM LIVROS PARA TODOS



Infomação recebida do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho:

NOITE DOS INVESTIGADORES NO CENTRO RÓMULO DE CARVALHO EM COIMBRA

A Noite Europeia dos Investigadores é já na próxima sexta-feira, dia 23 de Setembro, em Coimbra, terá lugar pelas 21 h, no Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, um moderno centro de recursos para divulgação da ciência situado no no rés do chão do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Sete cientistas de diferentes áreas contarão, cada um em dez minutos, o que os levou à comunicação da ciência. A sessão intitulada "Porque Escrevi um Livro" será bastante informal, incluindo uma discussão aberta ao público e moderada por Carlos Fiolhais, físico da Universidade de Coimbra e autor de várias obras de divulgação (a próxima será "Darwin aos Tiros e Outras Histórias", com David Marçal, a sair em breve na Gradiva). A ideia dessa noite é dar a conhecer alguns cientistas que trabalham tanto para conhecer melhor o mundo como para melhorar a vida de todos nós e que, através dos seus livros, conseguiram chegar a um público mais alargado.

Estarão presentes:

- Ivo Alves, geólogo à frente do Insituto Geofísico, autor de duas obras recentes do prelo da Imprensa da Universidade de Coimbra "Pequeno Atlas do Sistema Solar" e "Essas Máquinas chamadas Mundos".
- Jorge Buescu, o matemático da Universidade de Lisboa que é autor de três livros de matemática que foram best-sellers como "O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias" e "O Fim do Mundo está próximo?" (Gradiva) e que muito em breve lançará, também na Gradiva, "Casamentos e Outros Desencontros",
- Sebastião Formosinho, o professor de Química, decano da Universidade de Coimbra, co-autor de "Co-incineração. Uma Guerra Para o Noticiário das Oito" (Campo das Letras), "O Deus que não temos" (Bizâncio) e "Nos Bastidores da Ciência. 20 anos depois" (Imprensa da Universidade de Coimbra).
- Helena Freitas, botânica e vice-reitora da Universidade de Coimbra, co-autora de "Missão Botânica - Angola (1927-1937)" e de "Vamos Cuidar da Terra" (Imprensa da Universidade de Coimbra)
- Constança Providência, física da Universidade de Coimbra, principal impulsionadora e autora de vários livros da Colecção "Ciência a Brincar" da Gradiva, que já vai em dez volumes.
- Sérgio Rodrigues e Isabel Prata, químicos de Coimbra que traduziram recentemente para português "História Química de uma Vela" de Michael Faraday (Imprensa da Universidade de Coimbra).

Carlos Fiolhais, director do referido Centro, a propósito desta sessão na Noite dos Investigadores, declarou:

"Vai estar no Centro Rómulo de Carvalho uma verdadeira selecção de autores portugueses que sabem comunicar ciência para além de a saberem criar. Todos eles são cientistas em plena actividade mas que não se limitam ao trabalho nos seus laboratórios: mostram através dos seus livros, a grandes e pequenos, que a ciência está viva, que a ciência está à nossa inteira disposição, para sabermos mais e vivermos melhor."

E acrescentou:

"Estou certo que Rómulo de Carvalho, que tantos bons livros de ciência nos deixou, ficaria contente de nos ver aqui reunidos num espaço com o seu nome. Estão todos convidados a vir falar com os cientistas, eles estão desejosos de comunicar os seus trabalhos, as suas paixões e os seus desejos de futuro."

O mesmo Centro Ciência Viva está a recolher depoimentos de jovens cientistas sobre o título "Como é o meu dia de Ciência", para divulgar na Internet. O objectivo é mostrar que os cientistas são pessoas como as outras, apenas um pouco mais curiosas.

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...