domingo, 4 de setembro de 2011

Um caso que nos deve fazer pensar

Não negando o sentido do texto Cortes na educação: certo ou errado?, que Armando Vieira amavelmente nos enviou, e reconhecendo, como já fiz no De Rerum Natura, que o financiamento é apenas parte do problema de eficácia com que os sistemas educativos se confrontam, acrescento a nota que se segue.

No que respeita, em particular, ao Ensino Superior, não nos podemos esquecer que as academias, mesmo as mais prestigiadas, na busca e/ou manutenção da tão alejada qualidade (termo que está longe de ser inequivocamente entendido e definido), podem, digamos, ser obrigadas a optar por uma conduta menos própria sob o ponto de vista ético.

O recente caso de financiamento da London School of Economics deve fazer-nos pensar sobre este assunto, que, certamente, nos irá inquietar num futuro mais próximo do que imaginamos.

1 comentário:

meio barro - meio tijolo disse...

Diz-nos Durkheim que uma instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, um conjunto de regras e procedimentos socialmente padronizados, reconhecidos e aceites pela sociedade e que permitem, estrategicamente, manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. Se a esta definição associarmos a palavra solidariedade, entendida como sendo um sentimento de partilha do sofrimento alheio que nos leva a prestar auxilio a quem dele necessita e nos faz envolver em causas nas quais acreditamos, chegamos assim ao mundo das instituições de solidariedade social, expressão viva da denominada sociedade civil e que é constituída por todos nós.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...