terça-feira, 20 de setembro de 2011

História das Ciências reúne especialistas portugueses e brasileiros


Informação recebida do Congresso Luso-Brasileiro sobre a História das Ciências

As inscrições para o Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências só até ao fim do mês

Entre os dias 26 e 29 de Outubro, Coimbra acolhe o Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências, uma organização conjunta de especialistas portugueses e brasileiros que visa estudar e promover o estudo da História da Ciência na Universidade de Coimbra (UC) desde a edificação do primeiro colégio jesuíta em 1547 até 1933, ano em que se inicia o Estado Novo. O encontro pretende, também, ser um momento de celebração dos cem anos da Faculdade de Ciências de Coimbra, que resultou da fusão das Faculdades de Filosofia e Matemática, criadas pela Reforma Pombalina. O prazo para inscrição no Congresso termina a 30 de Setembro. As inscvrições podem ser feitas através do site http://www.uc.pt/congressos/clbhc/inscricoes/

Segundo Carlos Fiolhais, Professor Catedrático no Departamento de Física da UC e membro da comissão organizadora do Congresso, “não se pode falar de ciência em Portugal sem falar de ciência na Universidade de Coimbra”. O astrónomo e matemático Pedro Nunes, o astrónomo e matemático jesuíta alemão Christophorus Clavius, o padre inventor luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão ou ainda os matemáticos Monteiro da Rocha e Anastácio da Cunha são exemplos de personalidades da Universidade de Coimbra que marcaram a História da Ciência nacional ou, nalguns casos, internacional.

A ciência e a técnica no tempo dos Descobrimentos, o conhecimento científico nos séculos XVI e XVII, o ensino das ciências pelos Jesuítas, as ciências no iluminismo e o desenvolvimento científico no século XIX são alguns dos temas a discutir no encontro. É ainda privilegiada a História da Ciência relacionada com a Universidade de Coimbra, bem como as históricas relações luso-brasileiras.

De acordo com Carlos Fiolhais, “foram recebidas mais de 200 contribuições para as sessões deste Congresso, provenientes dos principais centros de Portugal e Brasil onde se cultiva a história das ciências”.

Para o Congresso estão confirmadas as presenças de algumas personalidades de destaque da história da ciência como Henrique Leitão (Universidade de Lisboa), Fernando Catroga (Universidade de Coimbra), João Lobo Antunes (Universidade de Lisboa), Jaime Benchimol (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), António Augusto Passos Videira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ), Ugo Baldini (Università degli Studi di Padova), Marina Massimi (Universidade de São Paulo), Robert Halleux (Université de Liège) e Bernadette Bensaude-Vincent (Université Paris I).

Carlos Fiolhais considera que o evento é um momento alto da investigação da História da Ciência luso-brasileira: “Pensamos apresentar alguns avanços efectuados nos últimos tempos como a digitalização de um importante acervo de fontes de história da ciência em Coimbra, que vão ficar na Internet à disposição de todos”.

O Museu da Ciência da UC, entidade que vai acolher o Congresso e cujas instalações foram cenário de avanços na ciência portuguesa, explica que “o desenvolvimento de todas as Faculdades da UC na área das ciências ao longo dos séculos permitiu reunir um valioso património científico que tem sido objecto de interesse por vários investigadores da história das ciências. É este património que está na origem da criação do Museu de Ciência, distinguido em 2008 com o prémio Michelletti para o melhor museu europeu de ciência e tecnologia de 2008”.

A iniciativa decorre no âmbito do programa de comemorações do Centenário da República organizado pela Universidade de Coimbra em 2010 e 2011, uma vez que em 2011 passa o centenário da criação da Faculdade de Ciências de Coimbra a partir das anteriores Faculdades de Filoaofia e de Matemática.

1 comentário:

Cláudia S. Tomazi disse...

Desta feita

Uma porta é este mergulho
instilar a história da ciência
vigas estão para a evidência
quão ciprestes um gosto saudar.

A humanidade tem por acolher
destes ilustríssimos corredores
por honesto qual são os valores
largos e que belo é vosso olhar.

Inclinar a sã e versada inquietude
virtude alhures deste momento
e fados per fomento vos iluminar!

És o planger sapere aude!
A raiz que todo implemento
posto seja prenda vosso radicar.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...