segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VIDA DE CIENTISTA DESCOBERTA NOUTRO PLANETA

Chamou-me a atenção esta notícia acerca de uma instalação científica na Austrália:
Synchrotron experts 'may leave'

AUSTRALIA risks losing crucial expertise as one of the most important scientific facilities in the southern hemisphere runs out of money, federal officials have warned.

(...)

Notícia completa aqui.
Enquanto não se descobre mesmo vida noutros planetas, gosto de seguir as novidades do outro lado do mundo. Esta notícia seria muito pouco plausível em Portugal, há mesmo um hemisfério de distância. Por várias razões.

A valorização dos "cérebros" e a preocupação com a sua fuga. Em Portugal, estaríamos contentes que alguns tipos com uns "tachos" saíssem voluntariamente da folha de pagamento do Estado. E neste caso estamos a falar essencialmente de investigação fundamental (e não propriamente de institutos públicos de investigação convertidos em departamentos de R&D das empresas, como agora parece ser uma ideia muito em voga).

Outra coisa do outro mundo é que a razão apontada para a eventual fuga de cérebros é a insegurança no trabalho, coisa estranha em Portugal e no Fundo Monetário Internacional.

Claro que as diferenças não são só de políticas de recursos humanos. São as notícias do outro mundo!

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...