segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Contribuições para a Astronomia no Século das luzes


Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) acolhe esta semana a abertura de um congresso sobre o tema da Astronomia. Na quarta-feira (dia 7 de Setembro), pelas 18 horas, Carlos Fiolhais dá início aos trabalhos do XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), com uma palestra subordinada ao tema “Membros Portugueses da Royal Society - Contribuições para a Astronomia no Século das luzes”. A edição de sábado (dia 10 de Setembro) do programa de formação “Chá das Três” é também ela dedicada à Astronomia. A entrada é livre.

“A astronomia do século XVIII era uma astronomia de posição, que procurava efectuar medidas cada vez mais precisas, o que só era possível por ter surgido, no quadro da Royal Society, a mecânica de Newton no século anterior e por se terem entretanto desenvolvido melhores instrumentos”
, esclarece Carlos Fiolhais, docente no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) convidado para proferir a palestra de abertura do XXI ENAA.

O físico acrescenta ainda que os portugueses se integraram muitas vezes em colaborações internacionais, correspondendo-se com os seus colegas estrangeiros, numa “premonição do que é hoje a colaboração internacional na área da astronomia”. Entre um conjunto de 25 cientistas e diplomatas que, nos séculos XVII, XVIII e XIX, foram membros da sociedade científica, Carlos Fiolhais destaca o papel preponderante do padre jesuíta João Baptista Carbone, que foi mandado vir de Itália para Portugal por D. João V, dos padres oratorianos João Chevalier e Teodoro de Almeida, bem como de João Jacinto Magalhães.

Sobre o XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica

O XXI ENAA tem lugar no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, de 7 a 10 de Setembro, e é organizado pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), o Centro de Física Computacional (CFC), o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e com o apoio do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e da Caixa Geral de Depósitos.

Estes encontros têm como objectivo promover a apresentação dos trabalhos de investigação nas diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, incentivar novas colaborações, e fomentar o debate de temas relevantes para a comunidade. Este ano, investigadores e especialistas discutem temáticas como “Sol, Planetas e Estrelas”, “Galáxias e Cosmologia” e “Instrumentação”.

http://www.uc.pt/congressos/xxienaa

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...