sábado, 23 de outubro de 2010

A "NOVA TERRA" É IMAGINÁRIA?

Destaque para a coluna semanal "What's New" do físico Robert Park:

THE FIFTH PLANET: HOLD THE LAUNCH, HOLD THE LAUNCH!

Three weeks ago, a NASA press release announced the discovery of the first "Goldilocks" exoplanet. The announcement was complete with a lovely color portrait of Gliese581g, which is another first for an exoplanet.

Alas, this week, according to Richard Kerr in today's Science, there is word from a conference of exoplanet hunters in Turin, Italy that questions are being raised about the existence of Gliese581g. Other researchers studying the Gliese581 system reportedly found no trace of a fifth planet. I'd be upset if I traveled that far and found it’s imaginary.

Robert Park

1 comentário:

António Piedade disse...

Caríssimos.
Não foi por acaso que na minha última crónica aqui publicada (http://dererummundi.blogspot.com/2010/10/uma-terra-chamada-corot-7b.html) dei atenção aos resultados encontrados a partir da análise demorada dos dados obtidos a partir do satélite CoRoT da ESA.
No meu pequeno e breve conhecimento e estudo sobre como é que os exoplanetas são "descobertos" deparei com muitos falsos positivos!
Também por isso utilizei a imagem do imaginário Principezinho que viera do Asteroide B612 (imaginário).
É que a nossa vontade (necessidade) de encontrar uma "nova" Terra é demasiado atractiva e galvanizadora da imaginação.
Se, pela própria pratica científica, existem inúmeros casos de descobertas que mais tarde, passadas pelo crivo e validação interpares, acabam por se revelarem nada coincidentes com a realidade ou o seu funcionamento, esta corrida pela difusão de novas, recentíssimas, descobertas através dos meios de comunicação social, para sermos os primeiros a escrever sobre as mesmas, e não tendo o cuidado de as validar por outros, no mínimo ressalvar a o que de incerto caracteriza a sua novidade, acaba por produzir mais prosa de ficção do que textos de divulgação de ciência.
Mas, se calhar e contudo, Gliese581g continua a girar em torno da nossa imaginária incerteza...

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...