quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Divulgar o Mar Português


A 16 de Novembro de cada ano celebra-se, desde 1998, o Dia Nacional do Mar.

Neste mesmo dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar, que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar.

"Foi no seu seguimento, e depois de, em 1997, Portugal ter assumido responsabilidades numa das áreas marinhas mais extensas da Europa e a maior da União Europeia (com uma dimensão de 18 vezes superior ao território nacional), que este dia foi institucionalizado por Resolução de Conselho de Ministros."

No âmbito do Dia Nacional do Mar (mas não só) solicitava a Vossa melhor atenção para o questionário que podem encontrar aqui.

O questionário é dirigido a todos os cidadãos portugueses e tem por objectivo recolher uma amostragem do conhecimento que os mesmos possuem sobre o mar português.

Os resultados deste inquérito serão apresentados primeiramente numa palestra intitulada "Divulgar o Mar Português" que terá lugar no dia 23 de Novembro de 2012, na cidade de Horta, Faial, Açores, inserida no Ciclo de Palestras "Comunicar o Oceano nas Mãos da Ciência" organizada pelo Observatório do Mar dos Açores.

Serão também divulgados no De Rerum Natura.

Para que os resultados possam ser representativos do conhecimento real, peço que respondam ao inquérito sem consultar outras fontes que não a vossa memória.

 Muito Obrigado.

 António Piedade

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Do gigante Mar




Eras, de amor em mar.
Eras mar, de amar!
Flores de espuma, os são;
fluem d'eterna canção.

Que mar, o foras sem par,
navegar-te-ía de contemplar!
Ai, d'áquela onda, imensa...
Água é manto e o pertença.

És! Mar do meu, e o for
dos ais ao cais, é natural,
berço de vida e lida de sal;

livre em idas e vindas, sempre
e entre, oh'mar de meu amor,
mar de saudade é ventre.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...