quinta-feira, 18 de setembro de 2008

GRANDES ERROS: "OS ÓRGÃOS DA PAULA"

A introdução de uma notícia da TVI, para a qual me chamaram a atenção, é estranha, muito estranha mesmo:

"Tem aumentado o número de portugueses que recorrem à física quântica para melhorarem o bem-estar e a saúde. Partindo do principio que «somos o que comemos» é fácil concluir que numa sociedade cada vez mais exigente e stressante facilmente entramos em desequilíbrio. E é aqui que entra a física quântica e a possibilidade de reequilibrar o organismo e as frequências dos órgãos."

O resto da notícia ainda é mais estranho (ver aqui). Há também o vídeo (aqui) mostrando que este disparate apareceu mesmo no noticiário televisivo. E apareceu um homeopata, preocupado com o "reequilíbrio dos órgãos da Paula". Dá à Paula (será real ou apenas uma actriz para o "anúncio" televisivo?) uns choques eléctricos com as "frequências dos órgãos".

Será necessário dizer que nada disto tem a ver com a física quântica e que a "cura quântica" não passa de um embuste grosseiro? Aposto que a Paula não lê o "De Rerum Natura", senão sabia. E na redacção da TVI não haverá ninguém que leia?

3 comentários:

  1. a tvi é a estação de televisão sensacionalismo e das pseudo noticias, qualquer pessoa séria percebe facilmente que esta estação de televisão inventa noticias para ter audiencias, o mais provável é que o homopateta e a paula sejam dois actores contratados.

    A tvi não merece credibilidade, se não acreditam sejam criticos e assistam a meia hora da sua emissão diária.

    ResponderEliminar
  2. Deviam fechar as televisões por asneiras como estas.

    ResponderEliminar
  3. Fechar televisões pelas asneiras que dizem? Para além de excessivo e de limitar a liberdade de expressão, que inclui a liberdade de expressar asneiras, parece-me que se acabaria pura e simplesmente com a televisão em Portugal e não só. Que se denunciem as asneiras, absolutamente de acordo, que se procurem limitar pela educação e livre discussão, seria bom, mas fechar cadeias de televisão? A seguir fechavam-se jornais e revistas, proibiam-se livros, retomava-se a censura e viria a vez dos blogs. Quem julgaria? Quem asseguraria que não fossem os adeptos da cura quântica, seja lá isso o que for, e da homoepatia e outras ideias anticientíficas que se assenhorariam da entidade reguladora que decidia que estações fechar?

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.